Ultimamente temos dado especial importância ao segmento hardware. Até porque as marcas contribuem para esse interesse com o lançamento de novos e aliciantes produtos.
Agora a IBM mostra que está bem de saúde com o seu processador Z15 de 14 nanómetros. Segundo a fabricante, este processador é capaz de alcançar 6GHz.
Os avanços tecnológicos fazem-se sentir um pouco por todos os setores da indústria. Mas recentemente o segmento hardware tem tido bastante atenção por parte dos meios de comunicação e, consequentemente, dos consumidores e potenciais novos parceiros.
IBM diz que o seu processador Z15 de 14 nm consegue atingir 6GHz
A IBM (International Business Machines) é uma empresa norte-americana e das mais antigas do mundo tecnológico. Foi fundada no ano de 1911, mas ainda está mais do que preparada para encarar e acompanhar a inovação e evolução das tecnologias.
Prova disso é que o processador IBM Z15 continua a surpreender, mesmo tendo sido criado em 2019 através de um processo SOI FinFET de 14 nanómetros. Foi desenvolvido em conjunto pela IBM e pela GlobalFoundries e é possivelmente o melhor processo de manufatura de 14 nm existente no mercado, batendo mesmo os 14 nm da Intel.
Este processador é composto por 12 núcleos, 5,20 GHz, 4 MB de cache I-L2 e D-L2 por núcleo e ainda um total de 256 MB de cache L3 em todos os núcleos e cache L4 de 960 MB.
Mas durante a Conferência Virtual Internacional de Circuito de Estado Sólido (ISSCC 2021), a IBM revelou que o processador Z15 tem 99,99999% de tempo de atividade na frequência de 5,20 GHz e o desempenho de um único núcleo foi aumentado em 14%.
Para além disso, a fabricante indica que o Z15 é capaz de alcançar a frequência de 6,00GHz em “temperatura ambiente e tensão normais”. No entanto, estima-se que possam existir problemas no consumo de energia e dissipação de calor abaixo dos 6GHz.