A Huawei lançou a sua série Pura 70 e, segundo um novo relatório, que analisou esta novidade do catálogo da empresa, 90% dos componentes são já chineses. Estará a Huawei a emancipar-se dos Estados Unidos da América (EUA)?
Recentemente, a empresa de investigação japonesa Formalhaut Techno Solution realizou uma análise da série Huawei Pura 70 e descobriu que 90% dos componentes pertencem a fornecedores chineses. Este facto não se aplica, porém, às variantes Ultra.
A Pura 70 é a mais recente série a chegar ao catálogo de smartphones da Huawei. O relatório da Formalhaut Techno Solution indica que os Pura 70, Pro e Pro+ estão equipados principalmente com peças chinesas, como processadores, ecrãs, molduras, baterias e lentes. A lista de fornecedores é a seguinte:
- OFILM
- HNLens Technology
- Goertek
- Sunny Optical
- BOE
- Goodix Technology
- Crystal Optoelectronics
Por outro lado, a empresa de investigação que analisou os Pura destaca que o 70 Ultra inclui a câmara principal da Sony e o Kirin 9010.
Conforme mencionado pela Huawei Central, estas conclusões de que cerca de 90% dos componentes da série Pura 70 são de origem chinesa parecem indicar que a Huawei estará perto da independência da tecnologia dos EUA, utilizando peças e produção 100% chinesas para os seus dispositivos.
Apesar de os especialistas considerarem que as empresas chinesas já são capazes de fabricar muitas peças para smartphones sem qualquer equipamento estrangeiro, o tema dos processadores topo de gama e das câmaras de excelência é ligeiramente diferente.
Por este motivo, a Huawei e os seus parceiros chineses estão a tentar desenvolver soluções à altura. Aliás, a empresa de investigação TrendForce terá salientado, anteriormente, que a Huawei está a trabalhar arduamente para utilizar peças eletrónicas nacionais nos seus smartphones.