Até aqui a Nvidia e a AMD eram as grandes forças no segmento dos chips gráficos. Mas a Intel também está a entrar com força neste mercado e os seus produtos mostram estar preparados para fazer tremer a concorrência.
Neste sentido, as informações recentes indicam que a nova placa gráfica topo de gama da linha Intel Arc, terá um desempenho entre as placas gráficas Nvidia GeForce RTX 3060 Ti e RTX 3070 Ti.
Para já as placas gráficas Intel Arc ainda não chegaram ao mercado. Mas, como seria de esperar, já se acumulam os vários rumores sobre o potencial destes GPUs.
Nesse sentido, já aqui havíamos revelado que as placas gráficas Arc deveriam trazer a tecnologia XeSS, concorrente da DLSS da Nvidia. Para além disso também foi indicado que o modelo topo de gama teria um desempenho entre a RTX 3070 e a RX 6700 XT por 499 dólares.
Há mais possíveis detalhes sobre a gráfica Intel Arc topo de gama
Pelo menos quatro novas fontes da indústria revelaram mais detalhes sobre o modelo topo de gama da linha de gráficas Intel Arc.
A primeira fonte indica que a gráfica terá um desempenho ligeiramente superior à Nvidia GeForce RTX 3060 Ti. Segundo as informações reveladas, o modelo topo de gama virá com 512 unidades de execução (UE), tal como já aqui se previa. Além disso, parece que terá um ‘preço agressivo’ e que haverá um modelo abaixo com 384 UE e um modelo base com 128 UE. Já a VRAM deverá ser de 4GB.
Outra fonte refere igualmente as 512 UE e também que a placa terá conectores de energia de 8+6 pinos. Esta fonte adianta ainda que o modelo com 448 UE já estará em testes, mas que deverá ser um SKU com 384 UE, sendo esse o ‘modelo final’. Outros dados indicam que a variante base de 128 UE não terá conector de energia e será “incrivelmente fria e silenciosa”.
Uma terceira fonte diz ter 100% certeza de que a Intel já tem uma GPU a funcionar e que é melhor do que a RTX 3060. Mas não sabe quantos modelos acima ou abaixo desse terá a empresa norte-americana. A fonte diz ainda que o atraso no lançamento das gráficas Arc se deve a problemas no desenvolvimento de drivers.
Por fim, outra fonte confirma a GPU com 512 UE e uma outra de base com 128 UE. Contudo, revela que a placa gráfica topo de gama terá um desempenho perto da GeForce RTX 3070. Também esta fonte indica que os drivers estão na origem do atraso de lançamento destes equipamentos.