Pplware

Chegou finalmente a GeForce RTX 3060 da Nvidia, mas com limites para a mineração

Tal como prometido, a Nvidia lançou nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, a sua nova placa gráfica GeForce RTX 3060. Esta é um dos chips gráficos mais aguardados pelos gamers, mas também pelos adeptos de mineração de criptomoedas.

Um dos pontos mais fortes da nova Nvidia GeForce RTX 3060 é que se trata de uma gráfica com boa performance, mas a um preço mais acessível. Vamos conhecê-la melhor!


GeForce RTX 3060 da Nvidia foi finalmente lançada

Hoje foi mais um grande dia para a Nvidia, pois a fabricante norte-americana lançou finalmente a sua tão aguardada placa gráfica GeForce RTX 3060.

Esta GPU é o modelo mais básico de toda a linha RTX 3000, no entanto tem como foco o custo-benefício. Oferece um ótimo grau de desempenho, sendo posicionada entre as placa RTX 2070 e a RTX 2080.

A RTX 3060 é baseada na arquitetura Ampere e traz o novo chip GA106. Conta com 3.584 núcleos CUDA, 28 núcleos RT e 112 núcleos Tensor. É capaz de um clock base de 1,32GHz e boost de 1,78GHz. Traz consigo 12 GB de memória VRAM GDDR6, numa interface de 192-bit a 15 Gbps e largura de banda de 360GB/s.

O poder computacional desta gráfica totaliza 12,74 TFLOPs, um pouco mais do apresentado pela consola Xbox Series X.

Esta GeForce RTX 3060 chega então hoje a várias lojas, com um preço recomendado de 329 dólares. No entanto espera-se que este valor aumente devido à elevada procura deste chip.

Uma placa gráfica para gamers, com limites à mineração

Os gamers são o público que mais anseia por esta placa gráfica Nvidia, no entanto haverá certamente uma corrida às prateleiras também por quem minera criptomoedas.

Mas a fabricante quer que esta GPU vá parar às mãos dos jogadores. E para tornar isso bem claro, a Nvidia reduziu a performance da GeForce RTX 3060 para a mineração das moedas digitais, através da limitação de taxa de hash.

A fabricante já frisou que esta limitação não pode ser desativada, e tem como objetivo tentar dissuadir quem minera de a comprar, deixando assim o stock para os gamers.

Como alternativa, a Nvidia lançou o chip CMP exclusivo para a mineração de criptomoedas.

Exit mobile version