A nível de hardware comercial high-end, a Intel e a Nvidia dominam o mercado há anos, enquanto que a AMD tem sido uma concorrente distante no terceiro lugar – principalmente porque o hardware da AMD foi sempre considerado menos capacitado para PCs de profissionais ou de jogos. Se o factor preço não fosse determinante, todos os utilizadores iriam para um processador Intel Core i7 e uma placa gráfica Nvidia GTX high-end.
Mas a AMD quer mudar o paradigma e aposta, finalmente, em produtos para competir com os produtos de alta gama da duas grandes do mercado.
A AMD está disposta a competir no segmento de topo. A marca anunciou recentemente o preço e as datas de lançamento de duas novas linhas de produtos que poderiam ser alternativas dignas do processador Core i7 da Intel e a placa gráfica GTX da Nvidia. As duas novas linhas de produtos da AMD incluem uma nova linha de processadores Ryzen Threadripper e placas gráficas Radeon RX Vega.
A AMD afirma que a sua placa gráfica Radeon RX Vega 64 pode igualar as poderosas placas gráficas GTX 1080 da Nvidia quanto a FPS durante os jogos. Sendo que quanto maior, melhor a jogabilidade e melhor a experiência.
Lista de especificações:
Preços:
Estas novas placas gráficas estarão já disponíveis em agosto e terão preços dignos de uma verdadeira placa gráfica.
- RX Vega 56: 500$
- RX Vega 64: 600$
- Radeon RX Vega 64, refrigerada a água: 700$
AMD Ryzen
Desde o lançamento da AMD dos seus processadores Ryzen 5 e 7 no início de 2017, que a empresa tem vindo a conquistar a atenção dos consumidores e da imprensa como concorrente para os processadores da Intel, que têm sido a melhor escolha para a maioria dos computadores de ponta.
A nova linha de produtos da AMD ainda não passou por testes de benchmark de terceiros, pelo que o veredicto ainda não poderá ser tirado. Teremos ainda de esperar e ver se o novo hardware é digno de um PC high-end.