Pplware

AMD diz que é possível criar uma gráfica como a Nvidia RTX 4090, mas que não é viável

O segmento das placas gráficas é liderado pela Nvidia, mas a AMD segue bem de perto os passos da rival, sendo a preferida de muitos utilizadores nalgumas gamas. Embora a empresa de Lisa Su não tenha de momento nenhuma GPU que compita diretamente com a topo de gama da concorrente, a empresa diz que é possível criar uma placa gráfica como a Nvidia GeForce RTX 4090, mas que esta não é uma opção viável.


AMD diz não ser viável criar uma GPU como a GeForce RTX 4090

Recordamos que quando a AMD lançou as suas mais poderosas placas gráficas da linha Radeon RX 7000, nomeadamente os modelos Radeon RX 7900 XTX e Radeon RX 7900 XT, a empresa deixou claro que estas GPUs não iriam competir com os modelos de acima dos 1.000 dólares, segmento onde se encaixa a topo de gama Nvidia GeForce RTX 4090.

No entanto, numa recente entrevista à japonesa IT Media, a equipa da AMD disse que era possível a marca criar uma placa gráfica como a RTX 4090, mas que não seria viável dados os objetivos da empresa e devido aos custos e ao consumo energético elevados. Na entrevista, o vice-presidente executivo da AMD, Rick Bergman, disse que:

Tecnicamente, é possível desenvolver uma GPU com especificações que competem [com a Nvidia GeForce RTX 4090]. Entretanto, a GPU desenvolvida dessa forma foi introduzida no mercado com uma placa gráfica com um TDP de 600 W e um preço referência de 1.600 dólares, tendo sido aceite pelos fãs de PC no geral. Depois de pensar sobre isso, escolhemos não adotar tal estratégia.

Bergman diz ainda que o valor de lançamento da sua Radeon RX 7900 XTX, de 999 dólares, já foi considerado um preço acima por utilizadores “high-end” ou de gama alta. “A estratégia de preço é a mesma da geração RDNA 2, com a topo de gama Radeon RX 6900 XT e a Radeon RX 6800 XT entre US$ 999 e US$ e 699 respetivamente. Entretanto, o preço muda em cada geração de GPU“.

Já David Wang, vice-presidente sénios da fabricante, adiantou que “a AMD poderia criar GPUs ultra high-end se quisesse“, mas que a empresa não tem planos para uma gráfica de “1.600 dólares como a rival para os PC gamers nos últimos anos. Em vez disso, estamos focados em criar a GPU que se encaixe na categroia de 1.000 dólares com um bom equilíbrio entre performance e custo“. Wang acrescenta que existe uma “diferença de 600 dólares” entre as duas GPUs topo de gama da AMD e Nvidia, mas que esse valor pode ser investido “noutras peças, como um CPU, que levaria a uma melhor experiência em jogos“.

Exit mobile version