Pplware

A Xiaomi trouxe mais uma surpresa para os utilizadores, agora com um novo Mini PC

A Xiaomi está numa onda de lançamentos muito grande. A chegada dos novos smartphones e da MIUI foi uma realidade no fim de semana, acompanhados por mais algumas surpresas em muitas áreas. Uma delas surge no campo dos computadores, com a chegada do Xiaomi Mini PC.

Este é um computador de pequenas dimensões, com argumentos de um equipamento muito maior e com um preço interessante. Vamos conhecer esta proposta.


Um novo PC da Xiaomi

A imagem deste novo PC é de uma proposta de pequenas dimensões e que tem uma inspiração bem clara. Lembra o Mac mini da Apple, embora consiga ser uma proposta que tem dimensões ainda mais reduzidas e que como tal poderá ter propósitos diferentes.

Com uma estrutura de alumínio, consegue pesar apenas 437 gramas e ter dimensões quase mínimas. Ainda assim, está dotado de uma conectividade física e sem fios muito completa, apresentando inclusive algumas ligações físicas frontais para que possamos ter um acesso muito mais cómodo às mesmas.

Hardware de topo numa máquina pequena

Por outro lado, e no seu interior, temos também uma presença de hardware que não deixa muitos indiferentes para um equipamento destes. Contamos com um processador Intel Core i5-1240P de 12ª geração com potência máxima de até 4,4 Ghz, 16 GB de RAM LPDDR4 expansível até 64 GB e até um armazenamento SSD PCIe 4.0 de 512 GB.

Há, ainda assim, algumas lacunas bem identificadas neste PC da Xiaomi. A maior delas está na sua GPU, já que a Xiaomi apontou para uma gráfica integrada Intel Iris Xe. Isso terá impacto em situações de jogo, mas será suficiente para as tarefas do dia a dia, apoiadas pelo Windows 11 Home, ainda que tenha suporte para o Linux.

Xiaomi Mini PC: Quando chega à Europa?

O preço é outro dos fatores que se destacam no Xiaomi Mini PC. Ainda que seja uma proposta que por agora esteja disponível apenas na China, a marca quer comercializar este seu produto por apenas 3.699 yuan, ou seja, cerca de 500 euros.

Não se sabe ainda se esta proposta vai chegar ao mercado global e se a sua filosofia minimalista se irá manter. O Xiaomi Mini PC poderá ser uma excelente alternativa a outras propostas e ser uma máquina para ser usada no dia a dia na maioria das situações, com o mínimo espaço ocupado.

Exit mobile version