Pplware

5ª geração de CPUs AMD EPYC podem ter 256 núcleos e TDP de 600W, diz rumor

A AMD é uma marca cada vez mais popular entre os consumidores adeptos do segmento hardware, seja no que respeita aos chips gráficos ou aos de processamento.

De acordo com um recente rumor, a empresa de Lisa Su estará a preparar a quinta geração de processadores EPYC, destinados aos servidores, com 256 núcleos e um TDP extremo de 600W.


AMD EPYC de 5ª geração podem ser verdadeiros monstros de processamento

Os processadores da AMD dedicados aos servidores, designados EPYC, encontram-se atualmente na terceira geração. No entanto, recentemente alguns leakers revelaram informações sobre a possível quinta geração destes chips da empresa norte-americana.

Em concreto, os leakers ExecutableFix e Greymon55 divulgaram que os AMD EPYC de quinta geração contarão com um elevado número de núcleos, nomeadamente até 256. Para além disso, os CPUs de data center poderão vir com um TDP extremo.

Segundo os detalhes partilhados pelo leak do utilizador @ExecutableFix, estes chips terão um TDP que podem chegar à casa dos 600W, um valor verdadeiramente impressionante! A confirmar-se, então estamos a falar do dobro do TDP da atual linha AMD EPYC 7003.

Para algumas fontes, este alto consumo deve-se à quantidade de núcleos Zen 5 que os chips terão. O leaker @Greymon55 aponta para a existência de duas possíveis variantes. Uma de 192 núcleos com 384 threads e outra com 256 núcleos e 512 threads.

A quinta geração dos processadores de alto desempenho da empresa de Lisa Su irá designar-se Turin e, por sua vez, substituirá a quarta geração, EPYC Genoa, que ainda nem chegou.

Espera-se que estes CPUs profissionais mantenham o mesmo socket LGA6096 (SP5) que irá estrear nos EPYC de quarta geração. Os novos CPUs devem ainda ser feitos através das técnicas mais avançadas de encapsulamento 3D.

Possivelmente os chips apenas vão chegar depois de 2024. No entanto, a AMD terá um evento no próximo dia 8 de novembro onde deverá apresentar pormenores acerca dos processadores EPYC, assim como das placas Instinct.

Leia também:

Exit mobile version