O persistente duelo entre a Amazon e a Google revela-se agora sobretudo através das suas assistentes virtuais. Se de um lado temos a Alexa, do outro temos a Google Assistant em constante expansão.
Sempre com o intuito de conquistar mais utilizadores para as suas assistentes virtuais, vimos recentemente a Google Assistant a ser considerada a mais “inteligente” das assistentes virtuais. Agora está prestes a chegar a ainda mais dispositivos.
Os vários esforços da Google na promoção da sua cada vez mais popular assistente têm sido visíveis. Tal como salienta a publicação phonearena, no recinto da CES 2019 que decorre neste momento em Las Vegas, é impossível não esbarrar com alguma publicidade ou referência à Google Assistant.
Porém, é através do seu blog oficial – The Keyword – que a tecnológica de Mountain View tem deixado mais pistas sobre os seus objectivos para 2019. Aí, entre várias publicações recentes, encontramos uma das metas da empresa.
Google Assistant vs Alexa da Amazon
A empresa responsável pelo motor de busca mais popular do mundo quer trazer a sua assistente virtual para muitos mais dispositivos. Nesse sentido, a rival para a Amazon da Alexa, tenciona alcançar mais de mil milhões de dispositivos até ao final deste mês.
Em contrapartida, no mês de maio de 2018 a Google Assistant estava presente em 500 milhões de terminais. Agora, prepara-se para dobrar este valor passados cerca de 7 meses.
O que é que isto nos mostra? Um incrível ritmo de crescimento que supera largamente os 100 milhões de dispositivos que já albergam a Alexa da Amazon. Assim sendo, em 2019 será difícil não ter pelo menos um equipamento que já lhe dê a possibilidade de interagir com esta assistente.
Qual é a sua assistente virtual favorita?
O duelo entre a Google Assistant e a Alexa da Amazon promete continuar com grande fulgor em 2019. Sendo que cada uma destas empresas tem uma posição de grande domínio no mercado, recursos nunca serão escassos.
De um lado temos toda uma miríade de smartphones e tablets Android equipados com a assistente de Mountain View. Do outro, todo um leque de altifalantes inteligentes vendidos através da Amazon a preços muito cativantes.
Já numa nota pessoal, desde que experimentei o Google Home mini que me rendi às suas valências. Ainda tenha perfeita noção do eterno ouvido, sempre atento ao que posso dizer, não deixa de ser uma ferramenta útil.
Em suma e sem querer levantar temores ou receios, estou certo de que este nicho continuará a crescer. A conveniência deste tipo de produtos e serviços é sem dúvida cativante.