A tecnologia dos drones tem sido melhorada e parece estar hoje em vias de se tornar uma ferramenta de entregas. A parceria entre a DHL Express e a Ehang na China inova o setor da logística. A solução inclui carregamento e descarregamento totalmente autónomo e aumenta eficiência e rentabilidade dos envios, com menor consumo de energia.
As empresas planeiam desenvolver e melhorar soluções para entregas de last mile através da utilização de drones.
Drones de entrega porta a porta
As entregas de encomendas recorrendo a drones é uma “expectativa” já com alguns anos. Dessa forma, empresas como a UPS, Amazon ou mesmo a Google, iniciaram já projetos e propostas para este efeito. Contudo, a DHL Express e a EHang, líder mundial de veículos aéreos inteligentes, acabam de estabelecer uma parceria estratégica. A ideia é lançar uma solução de entrega de drones, totalmente automatizada e inteligente. Este projeto tem como desafios as entregas last mile (ao domicílio) nas áreas urbanas da China.
Assim, a solução tecnológica torna a DHL na primeira empresa de transporte expresso internacional a disponibilizar este serviço na China.
Drones reduzem o tempo de entrega de 40 para 8 minutos
A nova rota personalizada, criada exclusivamente para um cliente da DHL, cobre uma distância de aproximadamente oito quilómetros entre as instalações do cliente e o centro de serviços da DHL em Liaobu, Dongguan, província de Guangdong.
Através do recurso ao avançado Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) da recém-lançada série Falcon da EHang, com o mais alto nível de inteligência, automação, segurança e fiabilidade, a nova solução inteligente de drone ultrapassa as complexas condições das estradas e o habitual congestionamento das áreas urbanas.
Há uma redução do tempo de entregas via unidirecional de 40 minutos para apenas oito minutos. Além da diminuição do tempo de resposta o recurso possibilita uma poupança até 80% nos custos por envio. Além disso, está em causa também a redução do consumo de energia e pegada de carbono em comparação com o transporte rodoviário.
EHang Falcon – Tecnologia ao serviço da logística
Com oito hélices em quatro braços, o drone EHang Falcon, foi projetado com vários sistemas redundantes para backup completo e módulos para controlo de voos inteligentes e seguros. Desse modo, estas características de alto desempenho incluem descolagem e pouso vertical, GPS de máxima precisão e identificação visual. Além disso, o equipamento permite um planeamento inteligente da trajetória de voo, totalmente automatizado, ligação e programação da rede em tempo real.
Os drones podem transportar até 5 kg de carga por voo, descolam e aterram em gabinetes inteligentes que foram desenvolvidos especificamente para o carregamento e o descarregamento totalmente autónomo do envio.
Os gabinetes inteligentes ligam-se facilmente a processos automatizados, incluindo triagem, digitalização e armazenamento de correio expresso. Desta forma, o sistema usado apresenta funções de alta tecnologia, como reconhecimento facial e digitalização de identidade.
Esta experiência será um teste de ferro para perceber onde a tecnologia ainda poderá ser melhorada. Mais rotas, mais automatização poderão fazer deste meio de entrega a solução ideal num meio urbano densamente ocupado. Assim, não será estranho em breve vermos drones a cruzar-se no ar o desempenho do seu trabalho do dia-a-dia.