Actualização!
Na verdade é uma mentira. Todos os factos reportados são ficção e não é de todo provável que a Apple lance um dispositivo destes, até pela sua manifesta falta de regulamentação. 1 de Abril… a ideia era mentir sobre a mentira para provocar a verdade!
Os drones estão na moda e, cada vez mais, as marcas querem criar uma necessidade para poderem preencher o mercado com ofertas que o utilizador vai comprar. Além disso, várias empresas estão já a criar o seu próprio veículo, como é o caso da Amazon, Facebook, GoPro e OnePlus, entre outras. Estas poderosas empresas estão a pensar transferir para este serviço algumas acções que pagam a terceiros.
A Apple, como uma das maiores empresas do mundo, irá desenvolver um drone que não será para fazer entregas ao domicílio. Segundo informações divulgadas na Web, o Apple Drone será realidade ainda este ano.
As informações são escassas, mas tudo aponta que será um Drone dedicada ao vídeo, quer em modo aventura quem em modo vigilância e sobrevivência. O equipamento está a ser desenvolvido nos Estados Unidos na unidade que desenhou e fabricou o poderoso Mac Pro. A estrutura será toda em carbono o que se traduz num equipamento super robusto e muito leve.
iSight 4K
Este Drone da Apple vai mais à frente no que toca à captação de imagens. As informações dão conta que o dispositivo terá 4 câmaras iSight a bordo, duas nos braços das hélices, uma em cima do equipamento e uma suportada no chassis em baixo. Todas elas terão a capacidade de filmar em 4K e a 60fps.
Estas terão estabilização digital de imagem, evitando imagens tremidas originadas pelo vibrar dos motores. O sensor será o novíssimo Exmor RS IMX230 da Sony. Um sensor com 21 megapíxeis efectivos, super compacto que traz já a função High Dynamic Range (HDR), que capta as imagens com cores originais, cores vividas e sem saturação. Este sensor é perfeito para cenas de alto contraste, como locais em contraluz e variações rápidas de foco, suporta alta resolução de imagens estáticas e gravação de vídeo 4K. Este novo sensor de imagem CMOS foi o escolhido pela Apple também pelo seu tamanho, apenas 7 milímetros.
Controlo iFollow
O quadricóptero poderá ser comandado remotamente pelo iPhone ou iPad e terá a tecnologia iFollow, um sistema que, depois do utilizador o programar, seguirá aquele iPhone ou iWatch captando imagens fantásticas de planos de perseguição. Além destas filmagens, o modo de fotografia tira todo o proveito da distância entre lentes e permite fotografia panorâmica com sincronização de imagem entre as várias câmaras, algo que ainda não existe no mercado de consumo.
Este tipo de funcionalidades estão pensadas para permitir que o dispositivo tenha uma autonomia de 40 minutos, embora não se conheçam ainda detalhes relativamente à bateria que acompanhará este dispositivo.
Câmara IR
A vertente de alerta aparece pelo introdução de um sistema de detecção de calor. Esta funcionalidade permitirá ao Apple Drone detectar incêndios ou mesmo focos de calor em zonas que difícil acesso. Não será de transporte, à imagem do que a Amazon está já a testar, será de recreio e de vigilância.
Este poderá também trazer tecnologia de viagem remota, sistema que permite a inserção de coordenadas de voo que serão executadas autonomamente pelo quadricóptero e este voará do ponto A ao ponto B sem acção do utilizador. Tem ainda sensores que lhe permitem desviar de obstáculos recalculando uma rota alternativa.
Estas e outras especificações são ainda muito preliminares, mas, sabemos de antemão, que estes rumores são fumo onde há fogo. Sabemos também que 2015 será o ano dos Drones, há já projectos para áreas de transporte de encomendas, de assistência a feridos, há Drones para vigilância pessoal, detecção de sinistros, Drones para recreio e outros para fins militares sobejamente conhecidos. Não seria de estranhar que a Apple também colocasse a sua marca neste mercado.
Imagens concept via mit-kamera