Pplware

Análise: Surface Pro – tablet ou PC?

Numa primeira abordagem ao mundo dos tablets, a Microsoft ficou muito aquém da concorrência com o seu Windows 7. É com o Windows 8 e Windows Phone 8 que o Metro, agora chamado Modern UI,  se populariza. A empresa inicia assim a sua incursão no fabrico de tablets com o Surface, a prova viva de que a Modern UI veio para ficar.

O Surface Pro é ideal para quem necessita de um tablet e da sua portabilidade, mas não prescinde da capacidade de execução daquele software que apenas corre no PC.

Conheça ao pormenor a mais recente jóia da coroa da Microsoft. Já analisámos muito por alto este equipamento mas, desta vez, nenhum pormenor será esquecido: hardware e software, esta análise despida de preconceito procura ajudar os entusiastas da tecnologia a tomar uma decisão informada.

Porquê o Surface Pro?

Numa primeira abordagem ao mundo dos tablets, a Microsoft ficou muito aquém da concorrência com o seu Windows 7, supostamente adaptado para estes dispositivos. Basta relembrarmo-nos do Acer Iconia Tab W500 de 2011, em que a interacção touch era num autêntico desafio.

Com o Windows Phone e a sua nova interface Metro, completamente desenhada para os smartphones, a gigante de Redmond consegue testar a eficácia de um novo paradigma de interacção que viria a ser implementado na última versão do Windows.

É com o Windows 8 e Windows Phone 8 que a agora chamada Modern UI se populariza, independentemente do dispositivo. Seja PC, tablet ou mesmo a consola de jogos Xbox, esta interface veio para ficar, preparando assim o mundo para a era do touch.

Aproveitando esta nova interface, a empresa decide lançar a sua aposta no mercado dos tablets: o Microsoft Surface. A versão mais modesta, Surface RT, inclui apenas o Windows 8 RT, concorrendo apenas com o iPad e tablets Android. Trata-se de um sistema operativo móvel compilado para processadores ARM, baseado em aplicações (apps) que podem ser adquiridas numa loja de aplicações. No entanto, a grande vantagem do Surface RT é a inclusão de uma versão completa e nativa do Microsoft Office.

Apesar dos trunfos do Surface RT, a Microsoft precisava de mostrar ao mundo um dispositivo que juntasse o melhor dos dois mundos: PC e tablet. Um dispositivo com um sistema operativo completo como o dos PC e com a portabilidade de um tablet. É nesse contexto que surge o Surface Pro. Incluindo o Windows 8 Pro, o Surface Pro é um tablet ligeiramente maior que o seu irmão RT, mas muito mais potente, sendo capaz de desempenhar as tarefas do dia-a-dia de um PC.

O Surface Pro é ideal para quem necessita de um tablet e da sua portabilidade, mas não prescinde da capacidade de execução daquele software que apenas existe no PC.

Apresentarei de seguida uma análise profunda e detalhada à mais recente coqueluche da Microsoft, sob diversos pontos de vista.

Unboxing e primeiras impressões

Qualquer análise que se preze começa com o conhecido unboxing e esta não é excepção. Em cerca de 10 minutos, a caixa do Surface Pro é aberta, revelando o seu conteúdo e acessórios, e é feita uma pequena visita guiada às suas características de hardware e software. Todos os pontos abordados no vídeo serão detalhados ao longo desta análise.

Índice

Análise detalhada: Surface Pro

Especificações técnicas

SO Windows 8 Pro. Compatível com as apps disponíveis na Loja Windows, executa aplicações de ambiente de trabalho do Windows 7 e anteriores e integra-se com a infraestrutura de gestão empresarial existente.
Exterior 27,5 x 17,3 x 1,35 cm 900 g Armação do VaporMg Cor Titânio Escuro Botões Volume e Ligar/Desligar
Armazenamento 64 GB, 128 GB
Visor Visor Full HD ClearType de 10,6″ 1920×1080 pixéis 16:9 (ecrã panorâmico) Multitoque de 10 pontos
Introdução por Caneta Introdução por caneta e caneta (incluída na compra) com 1024 níveis de pressão
Chip Processador Intel Core i5 de 3ª geração com placa gráfica Intel HD Graphics 4000 4 GB de RAM Dual Channel
Rede Sem Fios Wi-Fi (802.11a/b/g/n) Tecnologia Bluetooth 4.0 de Baixo Consumo
Bateria 42 W-h, 4 a 6 horas
Câmaras e A/V Duas LifeCams HD 720p, visão dianteira e traseira com True Color Microfone, Altifalantes estéreo
Portas USB 3.0 de tamanho integral Ranhura para cartões microSDXC Entrada de auscultadores Mini DisplayPort Porta da Cover
Sensores Sensor de luz ambiente Acelerómetro Giroscópio Bússola
Fonte de Alimentação Fonte de alimentação de 48 W (incluindo USB 5 W para carregamento de acessórios)
Garantia 2 anos

Acessórios incluídos

O Surface Pro inclui no interior da embalagem o habitual carregador. Mas este carregador, além de ser especialmente elegante e ter um toque aveludado, tem ainda uma particularidade muito interessante: inclui uma porta USB. Esta porta é ideal para carregar dispositivos via USB, por exemplo, um telemóvel. Desta forma, não se ocupa a única porta USB disponível na lateral do Surface. Muito inteligente, espero que os restantes fabricantes sigam esta tendência.

Outro pormenor interessante, desta vez “inspirado” nos carregadores da Apple, é o facto do cabo do carregador aderir ao Surface através de um íman. Não é muito prático, mas com a prática chega-se lá.

 

O segundo e último acessório incluído é uma caneta, mas não uma caneta qualquer. É uma caneta touch que reage a 1024 níveis de pressão diferentes, à semelhança da caneta do Samsung Galaxy Note.

À semelhança da extremidade do carregador, esta caneta também encaixa na lateral do Surface, através de um íman.

Peso, Dimensões e Ergonomia

Comparativamente ao Surface RT, a versão Pro não é muito mais pesada. Mas 900 gramas é bastante quando comparado tablets concorrentes. Falamos de um PC ultraportátil na forma de tablet, com apenas 1,35 cm de espessura e, tendo tal em consideração, o seu peso acaba por ser razoável.

 

A sua utilização ideal tende a ser ou ao colo, ou inclinado graças ao “kickstand”, tornando o Surface Pro num computador de secretária. Nem pense segurar este modelo na mão, pelo menos mais do que 1 minuto; é que pesa mesmo.

Se, por um lado, as suas linhas rígidas e pouca ergonomia o tornam numa peça hi-tech e muito moderna, ao segurá-lo na horizontal as mãos acabam por ficar mesmo marcadas.

Design e Qualidade de Construção

O Surface Pro é uma peça única, com acabamento numa liga de magnésio, o VaporMg, técnica inovadora que a Microsoft apresentou neste modelo. Tem, por isso, uma estrutura muito robusta e até leve para o hardware que contém. Não se sente qualquer espaço vazio no interior da estrutura.

A dissipação do calor é feita através de uma reentrância ao longo do dispositivo, não existem ventoinhas visíveis ou audíveis.

Como se trata de um Tablet/PC de alto desempenho, o sobreaquecimento é frequente em situações como a reprodução de um vídeo Full HD ou jogo, chegando a ser incómodo segurá-lo nas mãos. Para uma utilização comum de tablet, não fica demasiado quente, apenas “morno”.

Ecrã, Teclado e Caneta

A interacção com o Surface Pro é possível de três formas: usando o ecrã multi-toque, usando a caneta (incluída) ou usando o teclado (não incluído).

O ecrã é divinal: Full HD em 10.6”. O brilho e a definição são absolutamente fantásticos – o brilho máximo é suficiente mesmo nos dias mais solarengos. O ecrã detecta 10 pontos diferentes de toque, e a prova disso é ser possível desenhar 10 riscos num documento do Paint usando as duas mãos.

O vidro repele a gordura dos dedos e a interface responde muito bem ao toque assim como à caneta. A caneta responde a 1024 níveis de pressão permite uma escrita muito natural e realista. O atraso entre o toque da caneta e o ponto de toque é quase inexistente. Além disso, quando se escreve com a mão deitada no ecrã, esta é ignorada. Quando se aproxima a ponta da caneta do ecrã, sem lhe tocar, é mostrada ajuda contextual.

Por fim, a terceira alternativa de interacção é o teclado (não incluído). Este teclado adere ao tablet com um íman e está disponível na versão touch e numa versão com teclas premíveis.

 

Encaixe-íman do tablet para o teclado.

Nesta análise, pude experimentar o teclado touch. Estava algo céptica em relação a este, mas acabou por me surpreender. Quando dei por isso, já tinha escrito vários parágrafos sem olhar sequer para as teclas.

A caneta com 1024 níveis de pressão é incluída no preço do Surface Pro. É possível guardá-la na lateral direita do tablet.

O teclado pode ser fechado e faz também de capa, com um acabamento em feltro muito agradável ao toque. É muito fino, e por isso acaba por não aumentar muito a espessura do pacote completo.

 

 

Recentemente tem havido queixas em relação a este mesmo teclado. Ao que parece, as extremidades acabam por se descolar com o uso prolongado.

O teclado é formado por duas metades esponjosas, metades essas que se tendem a descolar com o uso prolongado

Botões e Conectividade

Os botões do Surface são os do costume: em cima, o botão on/off para ligar o tablet e para adormecer o seu ecrã. A função deste botão é em tudo igual ao mesmo botão num PC, isto é, continua a ser preciso ir ao menu Definições > Encerrar, não basta carregar no botão.

Além do botão ligar/desligar, existe mais um botão físico, o do volume, localizado na lateral esquerda.

O Surface está bastante bem equipado no que toca a conectividade. Além da obrigatória entrada para áudio (3.5mm), inclui uma porta USB 3.0 de tamanho normal, um slot para cartão de memória e uma mini display port.

Jack de áudio 3.5mm

Porta USB 3.0 de dimensões normais, ideal para ligar um disco rígido ou uma pen 3G

Leitor de cartões de memória

Mini display port

O Surface Pro não inclui 3G, como muitos tablets disponíveis no mercado. Quando confrontado com esta realidade, o CTO da Microsoft Portugal referiu que, embora seja possível ligar uma pen 3G à porta USB, não é essa a linha seguida pela Microsoft. Considerando a cobertura Wi-Fi cada vez maior, a existência de routers 3G e a partilha de 3G via tethering do smartphone, a empresa decidiu retirar esta funcionalidade.

Índice

Câmaras

Ambas as câmaras, frontal e traseira tiram fotos com uma qualidade máxima de 0.9MP, o que é um pouco ridículo tendo em conta o calibre do Surface Pro. Para vídeo, 720p tolera-se, mas para fotografias, é mesmo muito pouco. Com tão baixa resolução, as fotografias são muito mais, ainda mais quando se vêem fotos 720p num ecrã 1080p (Full HD).

Câmara frontal de 0.9MP (720p).

Uma particularidade muito interessante é o facto da câmara traseira estar inclinada para cima, para que, ao colocar o ecrã inclinado com o kickstand, a imagen não apareça torta.

Exemplo de fotografias tiradas com ambas as câmaras


Download: Fotografias Originais [2MB]

Exemplo de vídeo filmado com a câmara

Download: Vídeo Original [76.5MB]

Som

O som reproduzido pelos altifalantes estéreo do Surface Pro é bastante decente. Límpido, com bons graves, está à altura de um bom portátil. Mas não é muito alto: dentro de casa, no silêncio, o volume máximo é demasiado, mas na rua, por exemplo, torna-se muito baixo.

Um dos altifalantes estéreo.

Desempenho (benchmarks)

Com um hardware digno de um PC, testarei o Surface Pro a esse mesmo nível. Relembremo-nos das especificações de relevo: CPU Intel Core i5 de 3ª geração, 4GB RAM e placa gráfica integrada Intel HD Graphics 4000. Todos os benchmarks foram corridos com o Surface ligado à corrente, no esquema “elevado desempenho” e após reiniciar o sistema.

Os benchmarks como o 3DMark, PCMark e Performance Test levaram o Surface Pro aos limites. Notava-se bem a temperatura crescente do chassis e, finalmente, ouviram-se as ventoinhas.

Índice de desempenho do Windows

3DMark

Foram executados todos os testes da versão Basic, a 1080p.

Vídeo: Desempenho 3D e o aumento da temperatura

Detalhe online

PCMark

Foram executados todos os testes da versão Basic.

Detalhe online

Performance Test 

Detalhe online

PeaceKeeper

SunSpider

Resumo dos testes

Benchmark Resultado
Índice de desempenho do Windows 5,4
PCMark 7 4589
Performance Test 8.0 1756.2
3DMark Ice Storm: 34578, Cloud Gate 3442, Fire Strike: 446
PeaceKeeper IE Metro: 1993, IE Desktop: 2173
SunSpider IE Metro: 156.2ms, IE Desktop: 143.8ms

 

Autonomia

O Surface Pro promete 4 a 6 horas de bateria com as definições por omissão. É de facto verdade, quando selecionado o esquema de energia “Equilibrado”. Claro que se começarmos a puxar pelo CPU e gráfica, não há bateria que aguente 2 ou 3 horas.

Índice

Uma rápida visita ao Windows 8 Pro

Compatibilidade

“Tudo o que funciona e não funciona no Windows 8 continua a ser verdade no Surface Pro”, foi esta a mensagem passada pelo CTO da Microsoft Portugal, Miguel Caldas, aquando da apresentação deste dispositivo.

Também foi garantida a sua compatibilidade com o Windows 8.1. Com versões posteriores do sistema operativo não foi garantida compatibilidade, mas tendo em conta as especificações de hardware prevê-se uma resposta positiva. Pelo menos uma compatibilidade mais longa do que aquela disponível para dispositivos Apple e Android.

Em termos de gestão empresarial, a máquina é vista como um PC comum, não há diferença rigorosamente nenhuma. Os drivers são diferentes obviamente, mas não passa disso.

Modo Desktop

O modo “desktop”, disponível em qualquer PC ou tablet com Windows 8 Pro, permite a execução de aplicações tradicionais (.exe) e muito exigentes, como o Photoshop ou um editor de vídeo.

O Windows 8 Pro está excelente como sistema operativo para dispositivos como o Surface, mas ainda há margem para melhoramentos no que toca à transição entre o modo Metro e o modo Desktop. Apesar de haver uma clara preocupação com elementos da interface Desktop do Windows 8 para melhor se adaptarem aos dedos, existem pormenores que deitam por terra este paradigma de interacção:

Microsoft Office 2013

É o Office em todo o seu esplendor, e já vem pré-instalado no Surface Pro, numa versão trial. Além de lindíssimo, é rápido e tem alguns pormenores que melhoram a interacção touch. Por exemplo, existe uma opção na barra de título de cada programa Office para adaptar a interface ao rato ou aos dedos. Faz algo tão simples como aumentar o espaço entre botões.

Surface Pro traz já pré-instaladas as seguintes aplicações Office:

Modo Metro

Aplicações incluídas

As apps Metro/Modern UI podem ser acedidas a partir do novo menu Iniciar.

Opções laterais

As opções laterais de cada aplicação podem ser acedidas deslocando o dedo a partir da extremidade direita do ecrã ou movendo o rato até ao canto superior direito. Os botões Procurar, Partilhar e Definições executam acções no contexto da app em primeiro plano. Por exemplo, pode procurar contactos na app Pessoas, aplicações no menu Iniciar, um site no browser, etc. Pode partilhar um site no browser por e-mail ou rede social, e ainda aceder às definições específicas da app aberta no momento.

Definições do sistema

A app Definições é uma abstracção de diversas janelas do Windows, mas com um look & feel à sistema operativo móvel. Permite, por exemplo, personalizar o novo menu iniciar, gerir as contas do SO em todos os dipositivos Windows 8, gerir as notificações das apps Metro, definições de pesquisa, de partilha, data, hora, interacção com a interface, privacidade, conectividade, acessibilidade e actualizações pelo Windows Update.

Espaço disponível no disco

Todos sabemos que o Windows ocupa bastante espaço e, tendo em conta que a versão do Windows 8 incluída no Surface Pro é de facto a versão completa, Pro, ainda mais espaço ocupa nos 64GB ou 128GB do dispositivo.

A Microsoft reporta 28GB disponíveis para a versão de 64GB e 88GB disponíveis para a versão 128GB.Outros sites reportam menos espaço: 23GB para a versão de 64GB e 83GB para a versão de 128GB. Esta segunda declaração é mais verdadeira.

De facto, 23GB disponíveis na versão 64GB é mesmo muito pouco! É claro que é possível introduzir um cartão de memória de 32GB, mas mesmo assim… é uma diferença imensa. Por isso, fique avisado e tenha este pormenor em conta, se pensar adquirir um Surface Pro.

Índice

Preço

O Surface Pro está disponível no modelo de 128GB por cerca de 979€ e no modelo de 64GB por 879€. Apenas é incluída a unidade principal, o carregador e a caneta. O teclado-capa é adquirido à parte está disponível a partir de 119€ para o modelo touch e por 139€ para o modelo de teclas premíveis. É possível encontrar o Surface Pro à venda na Fnac, Worten, Media Markt, El Corte Inglés e Staples.

Prós

Contras

Veredicto

A questão que se coloca é: afinal, vale a pena comprar o Surface Pro?

A resposta é, como sempre, “depende”. Se:

Então o Surface Pro é para si.


Homepage: Surface Pro

Algum dos nossos leitores adquiriu o Surface Pro? Se sim, qual é a vossa opinião? Se não, pensa adquirir?

Exit mobile version