Numa linha muito própria, a Samsung anunciou o seu novo Galaxy como sendo um smartphone mais próximo do ser humano. Introduziu-lhe um sensor biométrico, um sensor de batimentos cardíacos, tornou-o à prova de água e poeiras e melhorou a câmara fotográfica, características aplaudidas pelo mercado em geral. Contudo, para grande surpresa e desilusão de muitos, manteve o mesmo design dos seus antecessores.
O Pplware já lhe testou as capacidades e está na altura de apresentar a análise em pormenor.
O sucesso inscrito nos smartphones da Samsung tem-se feito notar de forma clara. Aconteceu com o Galaxy S3, com o Galaxy S4 e agora, ainda numa fase muito precoce, já se vislumbra o sucesso do Samsung Galaxy S5. Só no dia de lançamento, o S5 vendeu mais 30% do que o seu antecessor.
Mas o que tem de especial este smartphone?
1 – Características Gerais
O Samsung Galaxy S5 vem com um processador Qualcomm MSM8974AC Snapdragon 801, quad-core de 2.5 GHz Krait 400. Com 2GB de RAM e disponível na versão de 16GB ou 32GB de memória interna, expansível até 128GB através de microSD.
Traz a versão Android 4.4.2 KitKat, optimizada através da interface que a Samsung introduziu neste equipamento que traz alterações significativas em relação ao seu antecessor.
O S5 vem disponível em 4 cores, o branco, preto, dourado e azul. O seu ecrã Super AMOLED de 5.1 polegadas com uma resolução FullHD de 1080 x 1920 píxeis (densidade aproximada de 432ppp), já foi considerado pela DisplayMate como o melhor do mercado, alguma vez colocado num smartphone. E sem qualquer dúvida, o título é merecido.
A grande aposta da Samsung neste equipamento, além dos novos sensores, o de leitura das impressões digitais e o de batimentos cardíacos, centrou na câmara fotográfica. A câmara principal conta com 16 megapíxeis com um foco automático de apenas 0,3 segundos.
Dentro da caixa, além do Galaxy S5, vêm um carregador USB de 2A, o cabo USB-microUSB os auscultadores e o manual de instruções.
Especificações completas
-
Ecrã
- 5.1″ Full HD Super AMOLED (1920 x 1080), densidade ~432 ppi
- Protecção Corning Gorilla Glass 3
-
Processador
- Qualcomm MSM8974AC Snapdragon 801 @ 2.5 GHz Krait 400 Quad-Core
- GPU Adreno 330
-
Rede
- 2.5G (GSM/ GPRS/ EDGE): 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz
- 3G (HSPA+ 42Mbps): 850 / 900 / 1900 / 2100 MHz
- 4G (LTE Cat 3 100/50Mbps)
-
Sistema Operativo
- Android 4.4.2 (KitKat) com interface TouchWiz UI
-
Memória
- 16 / 32GB memória interna + slot microSD (até 128GB), 2GB RAM
-
Câmara
- Principal (traseira): 16 MP com auto-focus de 0,3s e flash LED
- Secundária (frontal): 2 MP com capacidade de gravação de vídeo Full HD @30fps
-
Funcionalidades da câmara
- Dual Shot, Simultaneous HD video and image recording, geo-tagging, touch focus, face and smile detection, image stabilization, HDR (High Dynamic Range)
-
Vídeo
- Gravação: UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps), HDR, video stabilization, dual-video rec.
-
Funcionalidades adicionais
- Group Play: partilhar vídeos, música, imagens, documentos e jogos
- Álbum de histórias, S Translator, Leitor óptico
- Samsung deslize inteligente, Samsung pausa inteligente, Air Gesture, Air View
- Samsung Hub, ChatON (chamada de voz/vídeo, partilha de ecrã, chamada em 3 vias), Samsung WatchON
- S Travel (conselheiro de viagem), S Voice™ Drive, S Health
- Samsung Adapt Display, Samsung Adapt Sound, auto ajuste de sensibilidade no toque
- Safety Assistance, Samsung Link, Screen Mirroring
- Samsung KNOX (B2B only)
-
Sensores
- Biométrico, frequência cardíaca, acelerómetro, luz RGB, bússola electrónica, sensor de proximidade, giroscópio e barómetro
- Temperatura e humidade, gestos
-
Certificados
- Paypal para pagamentos através do leitor de impressões digitais
- Certificado IP67 – resistência a água (até um metro e 30 minutos) e poeiras
-
Dimensões e peso
- 142 x 72.5 x 8.1mm, 145g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
- GPS / GLONASS
- NFC, Bluetooth® 4.0 (LE)
- IR LED (controle remoto)
- USB: microUSB v3.0 (MHL 2.1), USB On-the-go, USB Host
-
Bateria
- 2,800 mAh
- Autonomia: 390h em stand-by, 21h em conversação
2 – Hardware e Design
Mantendo a tendência de smartphones com ecrã grande, a Samsung colocou um ainda maior que o dos seus anteriores modelos. Visualmente as diferenças entre o S5 e o S4 não são muito drásticas, contudo, este novo modelo tem os cantos menos curvos o que o torna mais elegante.
As laterais do S5 são revestidas pela clássica faixa metalizada que se enquadra na perfeição com a capa traseira. Com a parte frontal, não existe uma harmonia tão grande, já que o rebordo é ligeiramente superior ao ecrã, contudo garante-lhe uma maior protecção.
Do lado esquerdo encontra-se o botão de volume, em baixo a porta microUSB 3.0 protegida por uma tampa, contra a água e as poeiras para que está certificado, e um microfone. Do lado direito, tem o botão de Power e em cima, tem o outro microfone para gravar em stereo, o jack áudio de 3.5mm e ainda o emissor de infravermelhos.
Na frente, em baixo, encontra-se o botão Home, com o novo sensor biométrico para leitura das impressões digitais, e os botões tácteis habituais. Em cima, encontra-se o LED RGB, os sensores de luminosidade, proximidade e de gestos e a câmara de 2MP.
A traseira traz também ela algumas novidades. Tem a câmara de 16MP, o flash LED e ao lado o sensor de batimentos cardíacos que vem integrado na aplicação S Health. O altifalante, integrado na parte de baixo, reproduz o som em stereo. Há que referir, que cada vez que é reproduzido som, a capa vibra criando um certo desconforto.
Esta é a contestada capa plástica, com um padrão perfurado quem em pouco contribuiu para a elegância do equipamento. Contudo, neste caso, o branco da capa com tons dourados confere-lhe um toque de sofisticação que nenhum Galaxy S anterior apresentou.
Ao retirar a capa traseira, é visível a sua protecção de resistência à água, com uma pequena borracha que protegerá toda a parte eléctrica. É ainda visível, agora no smartphone, a bateria de 2800mAh e as entradas para os cartões SIM e microSD sobrepostas.
Índice
3 – O que traz de novo o Galaxy S5
Resistência à agua e a poeiras
O Samsung Galaxy S5 tem um certificado IP67 de resistência a água, até um metro de profundidade e no máximo de 30 minutos, e poeiras. Esta é das principais novas características que se destacam no S5.
Dada esta característica, sempre que se liga o smartphone ou se remove o cabo USB é dado um alerta no ecrã para que se verifique se a capa traseira está fechada convenientemente, ou se a tampa da porta USB está devidamente colocada, respectivamente.
É certo que ninguém, à partida, vai investir 700 euros num smartphone para o atirar para dentro da banheira ou ao chão durante uma corrida. Mas os acidentes acontecem, e saber que não se vai ficar sem smartphone se ele apanhar mais do que uns pingos de água é sem dúvida um ponto favorável para o Galaxy S5.
Obviamente, que o smartphone não colocado dentro da sanita para testar esta característica, na verdade, apenas lhe coloquei alguma água em cima para perceber como passava o ecrã a interagir. Neste caso, nota-se que a água faz com que o ecrã perca a sensibilidade e o sensor biométrico nem sequer funciona.
Ecrã
A mais evidente característica do Galaxy S5 é o ecrã com uma qualidade impressionante. Embora a resolução do ecrã (1920×1080 píxeis) seja a mesma que a do seu antecessor, o Galaxy S4, foram implementadas melhorias significativas.
A Samsung, em vez de dar um passo mais além para um ecrã de 4K (2560×1440 píxeis), optou por melhorar uma tecnologia já bem presente. De uma forma geral, tudo é melhor no ecrã deste smartphone, desde maior brilho, menor reflexo, maior precisão de cores, a classificação mais elevada no que diz respeito a contraste em luz ambiente e melhor ângulo de visão.
Em modo automático, o brilho do ecrã ajusta-se na perfeição às várias situações de luminosidade a que é exposto, sendo que apresentou um desempenho acima do esperado na sua utilização ao sol.
Sensores
Os sensores biométrico de leitura das impressões digitais e de frequência cardíaca são outras duas grandes novidades deste smartphone.
A Samsung integrou o leitor de impressões digitais no botão Home e para se destacar do concorrente mais directo, o iPhone 5S, ao invés de ser apenas necessário colocar o dedo sobre o botão e o ecrã ser desbloqueado, é necessário deslizar o dedo sobre o botão. Além do desbloqueio do ecrã, é ainda possível aceder a algumas aplicações e efectuar pagamentos via PayPal através deste sensor.
A segurança na utilização deste sensor para desbloquear o smartphone é realmente grande, tão grande que muitas vezes nem reconhece o dedo registado, acabando por ser necessário introduzir a palavra-passe, pelo que esta não foi de todo uma opção brilhante de segurança implementada pela Samsung.
Além do mais, quando o ecrã de bloqueio está configurado com a impressão digital, para aceder aos atalhos é sempre necessário passar com o dedo no leitor para desbloquear o dispositivo. Não seria um problema, não fosse na maioria das vezes o smartphone bloquear, sendo necessário desligar novamente o ecrã e voltar a ligar.
O sensor de frequência cardíaca vem integrado na aplicação S Health, já conhecida no Galaxy S4. Esta aplicação destina-se à monitorização toda a actividade física bem como de toda a ingestão e perda de calorias. Definindo o peso, sexo e altura, a aplicação cria um plano de metas a atingir para que mantenha uma vida saudável. São definidas quantidades de calorias a ingerir, a perder e de exercício a fazer.
Depois, para completar o treino, o ritmo cardíaco vai também ele sendo monitorizado e vão sendo registados os vários valores para futuras estatísticas.
Para quem necessita de um controlo apertado na sua alimentação e exercício físico, seja por motivos de saúde ou simplesmente para praticar bons hábitos de vida, esta é uma aplicação fantástica e a introdução do sensor de frequência cardíaca traz aqui uma vantagem acrescida na sua utilização.
Interface
A interface TouchWiz que funciona de uma forma bastante fluída foi mais uma vez redesenhada. As diferenças notam-se sobretudo a nível das definições que vêm apresentadas com uma organização completamente diferente, talvez não tão intuitiva como nas versões anteriores.
Funcionalidades e Aplicações
O Galaxy S5 traz uma série de novas funcionalidade que auxiliam o utilizador a um desempenho mais produtivo e com maior segurança. De destacar, a Multi Janela, Operação com uma mão, Modo de Bloqueio, Modo Privado, Assistência de segurança e Economia de Energia.
- Multi Janela: já conhecida dos modelos anteriores, permite a interacção simultânea de duas aplicações no mesmo ecrã.
- Modo de Bloqueio: Travar algumas acções, como recebimento de chamadas ou de notificações, durante um determinado período estipulado pelo utilizador, ou não. Podem também ser colocadas algumas excepções, nomeadamente no recebimento de chamadas por parte de números específicos, a definir pelo utilizador.
- Operação com uma mão: através de um simples gesto junto a uma das laterais com o polegar da mão que está a segurar o smartphone, o ecrã fica reduzido ao tamanho necessário para se trabalhar apenas com uma mão, sem o medo de se deixar cair.
- Modo privado: permite ocultar conteúdo pessoal para que o utilizador tenha uma maior segurança e privacidade quando, por exemplo empresta o telefone a alguém.
- Assistência de segurança: permite utilizar o Geo News, que devolve informação sobre condições climatéricas adversar ou outras situações de emergência, activar alertas de emergência para alguns contactos, bem como, de forma rápida, fazer uma chamada para o números de emergência, 112.
- Poupança de energia: Uma das grandes apostas da Samsung neste equipamento foi também o cuidado e atenção dadas à autonomia e por isso introduziu um modo de ultra-poupança da energia, que além de alterara a interface para algo muito básico com tons cinzentos ainda desliga o Wi-Fi e limita a utilização de aplicações, como por exemplo os jogos. Desta forma, a bateria passará a durar mais horas, eventualmente vários dias, dependendo da percentagem.
Modo de Crianças
Hoje em dia as crianças pegam na tecnologia dos pais e, não raras as vezes, acabam por fazer asneiras. Ou apagam o que não devem ou gastam dinheiro na loja de aplicações e, por isso, deverá fazer parte qualquer smartphone um modo especial de utilização para as crianças. Este, do Galaxy S5, é uma verdadeira desilusão. A única opção que funciona mais ou menos é a de Desenho, tudo o resto falha com frequência.
Para activar o modo de criança é necessário inserir um código PIN e, supostamente, só se pode sair da aplicação com a introdução desse código e voltar ao modo normal. No entanto, como exemplifica o vídeo, cada vez que uma aplicação falha, o modo de criança é desactivado, pelo que a segurança esperada com ele se perde totalmente.
Galaxy Essentials e Galaxy Gifts
Estes dois Widgets não são mais que uma selecção de aplicações disponíveis de forma exclusiva e gratuita para o Galaxy S5. No Galaxy Essenctials, que já aqui demos a conhecer, estão uma serie de aplicações que pretendem proporcionar uma melhor e mais produtiva utilização do S5, composta por aplicações disponíveis na loja de aplicações da Samsung.
O Galaxy Gift é uma oferta de aplicações da Play Store totalmente gratuitas neste Smartphone.
A minha revista
Porque cada vez mais o smartphone é um local de informação, o Galaxy S5 traz um ecrã dedicado às notícias. Do ecrã Home, ao deslizá-lo para a direita, surgem todas as notícias integradas com a aplicação Flipboard, uma das disponíveis na lista de presentes do Galaxy Gift.
Índice
4 – Câmara
A Samsung quis mais uma vez marcar a diferença com uma nova câmara fotográfica. Agora, com 16MP, esta define-se como a câmara de focagem automática mais rápida de sempre integrada num smartphone.
Em termos de modos e opções fotográficas eles vêm apresentados de uma forma mais prática que no Galaxy S4, contudo, peca por ter as opções de fotografia e vídeo misturadas.
O modo que se destaca é o novo de Focagem Selectiva, onde é possível focar um elemento a menos de 50 metros da câmara e toda a envolvente vem desfocada, sendo possível alternar entre elementos focados e desfocados.
Existe ainda um outro modo de captura interessante, o Passeio Virtual, que permite criar um vídeo através de fotografias do caminho que se percorre.
As imagens podem ser capturadas com um tamanho máximo de 5312×2988 píxeis, num formato 16:9, a 16MP, ou no mínimo de 2.4MP com uma resolução de 2048×1152 píxeis.
O desempenho em vídeo é bastante satisfatório, permite a gravação em UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps) e VGA. Tem estabilizador de imagem e vários modos de gravação, como a gravação em câmara lenta, movimento rápido e movimento suave.
A gravação de som em vídeo é bastante límpida mesmo em ambientes de muito ruído, como por exemplo um concerto. Em relação ao som, existe ainda a possibilidade de fazer zoom de som, amplificando o de um elemento e baixando o som envolvente.
Alguns exemplos de imagens capturadas através do Galaxy S5:
5 – Benchmarks
Os benchmarks são sempre relativos sendo facilmente influenciados por outras características do dispositivo e, mesmo que não o sejam, existe sempre alguma relatividade entre o resultado final e o desempenho prático revelado pelo dispositivo.
Ainda assim, ficam os resultados de alguns benchmarks corridos:
- AnTuTu 4: 35998
- Epic Citadel: 53.9
- SunSpider: 376
- Linpack: 997
Comparando com outros equipamentos, como o HTC One (M8), os resultados são bastante semelhantes, sendo que em alguns casos é o S5 que apresenta um melhor desempenho, noutros é o HTC One M8. De uma forma geral, estes resultados não variam muito dos já aqui divulgados, elaborados pela AnadTech.
6 – Autonomia
Mais uma vez, a Samsung colocou uma super bateria num super smartphone. Não é de estranhar que, tendo em conta as características do S5, a bateria tenha uma maior capacidade que a anterior, com 2800mAh.
Com um ecrã maior e mais potente, um processador com maior desempenho, mesmo os 2800mAh não são suficientes para que este apresente resultados de autonomia próximos aos do Galaxy S4.
Com o brilho sempre automático, o Wi-Fi ligado, sincronização automática, utilização da câmara fotográfica e alguns jogos, a bateria não chegou quase nunca a durar um dia inteiro.
Contudo, há que ter em conta que o Galaxy S5 vem preparado com opções de poupança de energia bastante eficientes. Se for activado o modo de Ultra-economia de energia a 17% (por exemplo), ele calcula uma estimativa de utilização para 2.2 dias. O que para situações de “desenrasque” serve na perfeição.
7 – Veredicto
Sem dúvida alguma estamos perante um smartphone fantástico, o ecrã, a capacidade de processamento, as aplicações e novas funcionalidades integradas são factores chave neste equipamento.
A resistência a água e poeiras é sem dúvida uma vantagem acrescida. Não porque agora se pode passar a ter menos cuidado na utilização do smartphone, mas porque os riscos de perder-lo porque, por acidente, caiu à sanita, ou se virou um copo cheio para cima durante o jantar, são muito menores. E se é este um smartphone mais próximo do ser humano faz sentido que o possa acompanhar em todas as ocasiões sem o medo de o molhar ou deixar cair na areia na praia.
Para quem não viu vantagens em fazer o upgrade do Galaxy S3 para o Galaxy S4, tem aqui uma excelente oportunidade.
Contudo, existem alguns factores que deixam a desejar, como o sensor biométrico que nem sempre funciona correctamente, os bloqueios da câmara, que acontecem de quando em vez ou os bugs na utilização em modo criança.
O design também não joga muito a favor do S5, mais pela defraudação das expectativas do que propriamente pelo equipamento em si. Esperava-se um equipamento mais robusto, numa linha diferente dos antecessores e não foi o que aconteceu.
O seu preço varia muito de loja para loja, contudo, nos grandes pontos de venda, encontra-se disponível por 749,90€, desbloqueado a qualquer operador.
A interacção com os dispositivos wearables disponibilizados em simultâneo com o Galaxy S5, nomeadamente o Galaxy Gear 2 e Gear Neo e o Galaxy Gear Fit, ainda não foi possível de concretizar, mas esperamos que em breve lhe possamos dar a conhecer a nossa opinião.
Aspectos positivos
- Resistência a água e poeiras
- Desempenho
- Câmara fotográfica
- Qualidade de ecrã
- Aplicações e funcionalidades dedicadas ao Galaxy S5
- Qualidade de som em gravação em ambiente ruidoso
Aspectos negativos
- Design, face às expectativas
- Modo de criança ainda não está optimizado
- Sensor biométrico: incapacidade de reconhecimento frequente
- Autonomia, quando não está em modo de poupança
O Pplware agradece à Optimus pela cedência do equipamento para análise.