Desde sempre que o avanço da tecnologia vai permitindo maior conforto e capacidade para fazer coisas de grande utilidade. Tornar uma casa inteligente não parece ser uma tarefa fácil, principalmente se não tiver sido construída com isso em mente, mas hoje em dia os dispositivos inteligentes permitem-no com grande facilidade.
Depois de termos analisado as lâmpadas inteligentes Yeelight da Xiaomi, hoje trazemos o kit Xiaomi Smart Home que permite inúmeras possibilidades na gestão inteligente da sua casa.
São muitas as aplicações que podem ser dadas a um kit deste tipo. Além de poder reforçar a segurança, desencadeando alertas em caso de abertura de portas/janelas ou deteção de movimento numa zona restrita, é ainda possível fazer outras coisas como ligar a máquina do café a determinada hora, ligar a climatização quando for atingida determinada temperatura, ligar um alarme se a porta da rua estiver aberta durante mais de 1 minuto ou ter a tomada do ferro de engomar a desligar se não for detetado movimento. E é claro, tudo isto pode ser controlado remotamente, fora de casa, a partir de Android ou iOS.
Resumidamente, é possível desencadear ações assim que as condições definidas para tal se verifiquem, criando um sistema totalmente moldado às necessidades do utilizador.
O kit Smart Home da Xiaomi em análise, produzido sob a marca Mijia, é constituído por uma central de controlo (Gateway), uma tomada inteligente, um interruptor, um sensor de porta/janela, um sensor de movimento e um sensor de temperatura e humidade.
Todos estes produtos encontram-se à venda individualmente, podendo expandir o sistema para toda a casa mediante a sua necessidade, por um valor muito em conta.
Existem depois outros produtos, sob a marca Aqara, como interruptores para substituir os interruptores normais de casa, motor para cortinas, câmaras de vigilância e muitos outros produtos, totalmente compatíveis com a central aqui em análise.
O kit Xiaomi Smart Home está disponível por um valor interessante face às outras soluções no mercado.