Pplware

Análise – Huawei P20 lite, o sucesso continua

A linha lite da Huawei é uma linha de sucesso. A Huawei, com o seu P8 lite, criou uma fórmula perfeita que tem vindo a aplicar a cada novo lançamento e que chegou também ao novo P20.

O P20 lite é uma versão mais económica do P20, enquadrada na gama média, que segue a mesma linha de design dos outros modelos, mas que apresenta algumas características inferiores e um preço ajustado. Conheça todos os pormenores deste smartphone.


Análise em vídeo

Características Gerais

O Huawei P20 Lite traz um SoC HiSilicon Kirin 659, desenvolvido pela própria Huawei, com uma GPU Mali-T830 MP2 e tem 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. O ecrã é LTPS IPS de 5,84″ com proporção 19:9, seguindo a mesma linha de design dos P20 e P20 Pro, e tem resolução FullHD+ (1080 x 2280 píxeis) e densidade de píxeis de 432 ppp.

Quanto às câmaras, o Huawei P20 lite vem equipado com câmara traseira dupla de 16 MP (f/2.2, 1.0µm) + 2 MP, desenvolvida a pensar na criação do efeito desfocado no plano de fundo das fotografias, que tem vindo a melhorar na Huawei. De notar que esta câmara não tem tecnologia Leica. A câmara frontal, dedicada às selfies, é de 16 MP.

Tal como os modelos de topo, o P20 lite traz leitor de reconhecimento facial e funciona com a mesma eficácia encontrada no P20 Pro, não sendo ludibriado com fotografias.

O sensor de impressões digitais está colocado na traseira, vem com USB Tipo-C e nas ligações sem-fios conta com Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e Bluetooth 4.2. A bateria é de 3000 mAh.

Especificações completas

Ecrã
  • 5,84″ com notch de resolução 1080 x 2280 píxeis, 432 ppp
Processador
  • CPU: HiSilicon Kirin 659, Octa-core (4×2.36 GHz Cortex-A53 & 4×1.7 GHz Cortex-A53)
  • GPU: Mali-T830 MP2
Rede
  • LTE/HSPA+/GSM
Sistema Operativo
  • Android 8.0
  • EMUI 8.0
Memória
  • Memória RAM: 4 GB
  • Memória interna: 64 GB
  • Memória externa: cartão microSD até 256 GB (abdica de um cartão SIM)
Câmara
  • Principal (traseira): 16 MP (f/2.2, 1.0µm) + 2 MP com flash LED de dois tons, gravação de vídeo a 1080p
  • Secundária (frontal): 16 MP com flash LED no ecrã, gravação de vídeo a 1080p
Sensores
  • Reconhecimento facial, impressões digitais, acelerómetro, giroscópio, bússola, proximidade, luminosidade
Dimensões e peso
  • 148,6 x 71,2 x 7,4 mm, 145 g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, hotspot
  • GPS, A-GPS, BDS e GLONASS
  • Bluetooth: 4.2, A2DP, LE, EDR, aptX HD
  • USB: USB Tipo-C
  • NFC: sim
Bateria
  • 3000 mAh
Cores
  • Preto, azul e rosa
Preço

 

Hardware e Design

O Huawei P20 lite segue a mesma linha de design dos outros modelos, o que significa que tem o ecrã com proporção 19:9, com recorte em cima, onde está colocado o leitor de reconhecimento facial, o altifalante e a câmara frontal e na traseira inclui a câmara dupla posicionada na vertical no canto superior direito.

Além das diferenças ao nível dos materiais de construção, o P20 lite ainda traz outra grande diferença: o sensor de impressões digitais está posicionado na traseira. Esta posição não veio trazer uma redução da moldura abaixo do ecrã, mas é bastante prático em termos de utilização, ainda mais por existir o reconhecimento facial que quase inutiliza a impressão digital de tão eficaz que é.

O P20 lite tem vidro na frente, com acabamento 2.5D, a lateral é em metal, mas a traseira é em plástico, com acabamento espelhado. Depois, em volta de todo o ecrã e traseira, existe uma moldura em plástico para maior proteção em caso de queda. Gostaria de continuar a ver neste modelo a traseira em vidro, mas, ainda assim, o material escolhido está muito bem conseguido imitando bem o vidro.

As laterais incluem, na esquerda, o slot híbrido para cartões; em baixo, o altifalante, o microfone, a porta USB Tipo-C e o jack de áudio de 3,5mm; à direita, os botões de volume e power; em cima existe um microfone auxiliar de redução de ruído.

 

Na caixa

 

Interface e desempenho

O P20 lite vem equipado com um processador da Huawei HiSilicon Kirin 659, o mesmo que equipa os Honor 7X e Mate 10 lite, pelo que o desempenho entre eles acaba por ser muito idêntico, algo comprovado pelos testes de benchmark corridos. Vem ainda com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.

O Android encontra-se na versão 8.0 e a Emotion UI também na versão 8.0. Adicionalmente, ainda vem com NFC, é dual SIM LTE e tem Wi-Fi ac. No que respeita às aplicações que traz integradas, são as comuns dos smartphones Huawei, com destaque para o pacote de aplicações Google e Huawei.

O P20 lite é digno a desempenhar qualquer tarefa exigida, mesmo jogos que requerem mais capacidade gráfica. É notório um ligeiro atraso nas execuções das tarefas, mas nada que coloque em causa a utilização ou que seja desenquadrado da gama onde se insere.

O som reproduzido pelo altifalante não é em stereo e para um smartphone da Huawei esperava mais qualidade, mesmo considerando a gama onde se insere, já que a Huawei é das marcas que, nos seus topos de gama, consegue oferecer uma melhor qualidade de som do mercado.

O ecrã do P20 lite oferece uma qualidade de imagem muito boa, ao nível dos de topo da marca. Tem uma boa definição dos conteúdos e o ajuste de luminosidade adapta-se bem a diferentes condições.

 

Fotografia

Se há marca que trabalha bem a área da fotografia é a Huawei. Sem grandes promessas, o P20 lite traz uma câmara dupla digna de um equipamento de gama média e com resultados dentro daquilo que se espera de uma câmara dupla.

A câmara traseira dupla é de 16 MP (f/2.2, 1.0µm) + 2 MP, desenvolvida a pensar na criação do efeito desfocado no plano de fundo das fotografias, e que realmente cria este efeito de uma forma, não perfeita, mas muito boa. De notar que esta câmara não tem tecnologia Leica.

A câmara frontal, dedicada às selfies, é de 16 MP, cujos resultados também conseguem surpreender pela positiva, tanto em ambientes com boa luminosidade quanto em ambientes noturnos ou mais escuros.

 

A câmara dupla

 

Câmara frontal

 

Câmara traseira

 

Bateria

O tópico da autonomia é sempre o mais sensível nos smartphones da Huawei da gama lite e este não é exceção. O P20 lite, tem uma bateria de 3000 mAh, mas não permite utilização por mais que um dia. No teste da PC mark atingiu apenas 6 horas e 50 minutos, num consumo dos 80 aos 20%.

É problemático? Eu considero que não porque tenho por hábito carregar o smartphone todos os dias, mas para quem não gosta de o fazer, pode ser.

A bateria carrega do 0 aos 100% em 1 hora e 40 minutos e na primeira meia hora carrega 40% o que é bastante aceitável.

 

Veredicto

Sem grandes surpresas, o Huawei P20 lite vem mostrar que a Huawei continua a apostar de forma acertada na linha lite. O seu desempenho é muito bom, a qualidade fotográfica é de excelência e o ecrã ao nível dos de topo.

Como vantagens, há ainda a destacar o facto da Huawei ter incluído o reconhecimento facial também neste modelo e de, apesar de trazer USB Tipo-C, não ter sido retirado o jack de áudio.

Os aspetos menos positivos prendem-se com a bateria, esperava que fosse capaz de conseguir maior autonomia, e com a qualidade de som, principalmente, tendo em conta a reputação da Huawei nestes dois parâmetros nos seus modelos de topo.

O Pplware agradece à P-Telemóveis a cedência do Huawei P20 Lite para análise. A P-Telemóveis para além de loja online possui lojas físicas em Leiria e Caldas da Rainha, onde procede à reparação de equipamentos mobile, electrónicos e informáticos. Duas das suas especialidades são o serviço de aumento de memória em iPhones (um processo minucioso e o que poucas empresas em Portugal fazem) bem como a reparação do chip de circuito de carga em iPhones, responsável este pelos problemas recorrentes associados à autonomia destes equipamentos.

Huawei P20 lite

Exit mobile version