Pplware

Análise Google Chromecast

Já se imaginou a partilhar um vídeo do seu smarthphone, tablet ou computador directamente para a sua televisão, sem recorrer à utilização de cabos? Já pensou adquirir um equipamento a partir do qual consiga transmitir para uma televisão tudo o que está a fazer no computador, desde navegação em websites, vídeos do Youtube, filmes, etc.?

No passado mês de Julho a Google lançou mais um excelente produto que veio responder a todas estas necessidades, o Google Chromecast, um produto simples e prático, que em poucas palavras, eleva a simplicidade ao máximo.

Mas o que é ao certo o Google Chromecast ?

O Chromecast não é nada mais, nada menos que uma “pen” HDMI, com alimentação via USB. A ligação do Chromecast à televisão permite ao utilizador fazer stream de vídeos via Google Chrome, directamente para a televisão. Assim, o Chromecast apenas tem que estar ligado à mesma rede wi-fi que o seu dispositivo/computador (os testes foram elaborados com este dispositivo quando ambos estavam ligados à mesma rede, mas não foi testado sem rede wi-fi).

Este pequeno e prático aparelho tem o custo de 35USD, que na conversão para a nossa moeda não custa mais do que uns simples 27€, comparando com outros dispositivos da concorrência que têm funções semelhantes.

Unboxing

Cada vez mais se nota o cuidado com a embalagem que transporta estes dispositivos, a Google desenhou uma bonita embalagem que dá logo um toque diferente a esta “pen HDMI”, são pormenores que diferenciam quem comercializa.

No interior, como podem ver na imagem em cima, há um guia rápido de como usar este dispositivo.

É tudo muito simples, a caixa traz um cabo USB, um transformador USB para se ligar à corrente (opcional, pois a alimentação pode ser feita directamente via porta USB da televisão) e uma extensão HDMI que pode ser utilizada para adquirir um melhor sinal de rede wi-fi!

Setup do Chromecast

Como é dito na caixa do Chromecast o setup “físico” é feito em 3 passos:

Quando ligamos o Chromecast à televisão o primeiro ecrã que nos irá aparecer será este

Na imagem acima, o Chromecast encontra-se em modo de espera, pois é necessário que a sua ligação ocorra através da aplicação, para posteriormente começarmos a configuração. Depois do download da aplicação “Chromecast” para configurar o dispositivo e depois da aplicação detectar o dispositivo este será o ecrã de “arranque” para se dar início à configuração.

Faça o download da app Chromecast

Na parte da aplicação, mesmo para quem não entenda muito de tecnologia, consegue-se facilmente configurar o dispositivo, como podemos ver nas imagens abaixo. Os passos resumem-se a:

1º Passo:

Confirmar se o código que aparece na televisão é igual ao código que aparece na aplicação.

Confirme o código para sincronizar com a TV

2º Passo

Configurar a rede wi-fi (inserir a palavra passe da rede à qual nos queremos ligar)

3º Passo

Colocar o nome que queremos atribuir ao Chromecast

Dê o nome ao seu Chromecast

4º Passo

Esperar que o Chromecast se ligue a rede wi-fi

Pode lervar uns segundos para o Chromecast consiga ligar-se à sua rede WiFi

5º Passo

Receberá uma notificação quando tudo estiver pronto

Depois de configurado e ligado à sua rede wi-fi, o Chromecast está preparado para fazer o “cast” da informação.

Pronto, agora disfrute
E como utilizamos o Google Chromecast?

Depois de configurarmos devidamente o Chromecast, para conseguirmos fazer stream do que estamos a ver, temos que fazer download da extensão directamente da loja de extensões do Google Chrome.

Extensão do Google Cast a funcionar no Google Chrome

Esta extensão permite-nos escolher qual o Chromecast para o qual pretendemos fazer o stream, se queremos fazer stream de uma tab do Chrome, ou ainda se queremos fazer cast do desktop. Infelizmente, não conseguimos testar esta última funcionalidade, o que se entende, uma vez que todo este serviço disponibilizado pela extensão ainda está em fase beta.

Botão no YouTube para transmitir o vídeo

O YouTube, quando detecta a presença do dispositivo, coloca a opção de streaming, permitindo comutar a imagem do ecrã do nosso PC, Smartphone ou Tabet para a TV.

Vídeo do YouTube a passar na televisão

A forma simples de projectar um vídeo do YouTube mostra que a Google está a trabalhar com afinco na interacção entre os seus serviços e o Chromecast.

Cast da página do Pplware na televisão

Navegar com streaming poderá ser uma óptima possibilidade para quem precisa de um “palco” maior para conteúdos web.

Vídeo a ser transmitido para a televisão

Depois qualquer conteúdo no nosso computador pode ser enviado, tudo porque a Google está a pensar expandir a acção deste seu dispositivo.

Conclusão

Aspectos positivos:

Aspectos negativos:

Em conclusão, este aparelho é sem dúvida uma opção a ter em conta para quem necessita ou simplesmente quer uma solução prática e de baixo preço, em relação à concorrência. Adianta ir comprar este aparelho fora de Portugal neste momento? Talvez ainda não, pois este dispositivo além da integração directa com o youtube, também tem integração com o NetFix. O NetFix é um serviço de compra de filmes online, que ainda não está disponível no nosso país o que limita um pouco o dispositivo.


Homepage: Google Chromecast

Exit mobile version