Pplware

Análise câmara EGO, a grande companheira da aventura

Actualmente são muitos os desportistas que já não dispensam da sua câmara quando partem à descoberta da aventura. Filmar para guardar ou para partilhar faz parte dos planos e dá outra ardenalina  ao desporto.

No BTT, snowboarding ou nos desportos motorizados, gravar o que fazemos traz um maior desafio à actividade. Para isso os fabricantes de câmaras têm estado activos e há hoje no mercado muitos dispositivos capazes de recolher imagens e som com muita qualidade. Estes são robustos, pequenos e simples de adaptação à actividade desportiva.

Da muita oferta, destacamos hoje uma câmara que testámos, a Liquid Image Camara EGO, um produto Hama..

Esta câmara EGO está equipada com um ângulo de captura de 135º, o que permite obter fotos com muita acção… quer estejamos a pedalar ou num desporto mais exigente, como é o mergulho, onde a imagem tem de ser perfeita. Aqui contam muito os acessórios disponíveis e a qualidade dos mesmos. A EGO tem disponíveis acessórios específicos para várias situações, incluindo tripés, ganchos e bolsas.

Pequena potente e com muita qualidade na sua construção

 

Características:

 

 

Como podemos ver nas características do equipamento, a EGO tem a capacidade de gravação de vídeo a 1080p a 30fps e a 720p até 60fps. Graças a uma ligação Wi-Fi, é possível comunicar e operar a câmara com um smartphone ou tablet, em tempo real.

Esta câmara traz um sensor de imagem CMOS e uma resolução efectiva de 12 megapíxeis. Para diversos cenários, pode usar o suporte que as EGO trazem, e usar um dos vários modos de captura, incluindo modos de disparo contínuo e intervalado, fantástico para quando queremos uma acção mais radical.

Como a câmara tem um ecrã muito pequeno, dado também o seu tamanho, navegar entre os modos disponíveis é menos intuitivo, mas não é difícil, duas ou três tentativas e já dominamos os modos, e tudo feito no botão Power / Mode. Depois o pequeno ecrã vai-nos notificando do modo que está activo, do sinal WiFi e da performance da bateria. Notámos, contudo, que em  plena acção é difícil perceber, principalmente porque o tamanho não ajuda e o ecrã está exposto à lama ou poeiras.

 

Para gravar podemos inserir um cartão microSD até 32GB, o que poderá ser suficiente, pois a câmara somente tem autonomia para 2 horas de gravação. No nosso teste, que demorou um pouco mais que duas horas, o cartão chegou perfeitamente mesmo a gravar em 1080p.

As EGO incluem porta USB e mini-HDMI para ligação a uma TV ou projector

Outra vantagem é ter este dispositivo como leitor de cartões microSD, podemos simplesmente ligar a EGO ao PC, via cabo USB e descarregar como se fosse uma PEN USB.  Adicionalmente as EGO incluem porta USB e mini HDMI para ligação a uma TV ou projector, o que dá muito jeito.

Durante o nosso teste onde a EGO foi colocada num capacete num trilho interessante pela montanha, o resultado foi bom, mas notou-se a falta do DIST- Estabilizador de imagem digital. Contudo, tendo em conta a qualidade captada e o som… podemos afirmar que os 179 euros pedidos pelo equipamento (se acessórios incluídos nem cartão microSD) está um bom preço.

As câmaras “EGO” estão já disponíveis no mercado português em cinco cores (Branco, Preto, Azul, Vermelho e Amarelo).

 

App no smartphone para controlar a EGO

Mas esta pequena maravilha não se fica por aqui, podemos usar as apps, quer na plataforma iOS, quer na plataforma Android para servir de controlo remoto, para termos um ecrã maior e controlar as configurações da câmara. Esta aplicação é compatível com as câmaras da marca e apenas necessitam de ter o WiFi ligado.

Características app:


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS/Android
Download [iOS]: Liquid Image 1.2.4 [18.6MB]
Download [Android]: Liquid Image 1.2.4 [11MB] Em resumo…

Foi muito agradável a utilização, dentro do segmento o preço está interessante e podemos dizer que se posiciona num gama média, tanto em termos de qualidade como de funcionalidades. Tem vários pontos muito positivos, como o tamanho, a qualidade de gravação, o som, o facto de podermos controlar a câmara pelo smartphone via WiFi é muito positivo mesmo.

Em termos de pontos menos positivos, embora não minimizando as qualidades no geral, temos a autonomia da bateria e a falta de um estabilizador de imagem.


Homepage: Liquid Image Camara Acção “EGO”

Exit mobile version