As câmaras de segurança são cada vez mais usadas para segurança da habitação, para segurança das empresas e para a segurança de um variado leque de cenários. Com este tipo de recursos, consegue-se remotamente, usando um smartphone, por exemplo, definir perímetros de segurança, receber alertas e monitorizar áreas de forma muito fácil. Para isso apresentamos hoje a Tapo C200, uma câmara 360º da TP-Link que poderá ser o que a sua casa precisa ou a sua empresa.
Boa resolução, visão noturna e 360º de perímetro, podem ser trunfos a juntar ao preço deste tipo de equipamentos.
Câmara Wi-Fi de vigilância Tapo C200
Com um smartphone a correr uma aplicação, ligámo-nos a uma ou várias câmaras e podemos criar um forte dispositivo de vigilância. Esta câmara que hoje trazemos, de interior, poderá ser os seus olhos no local, mesmo estando a milhares de quilómetros da câmara.
Um dos trunfos deste equipamento é a facilidade de configuração. As aplicações para Android ou iOS são muito simples de emparelhar e em poucos minutos tem a câmara a produzir imagens. Depois, o utilizador poderá facilmente criar regras e parâmetros de vigilância. É isso que vamos mostrar a seguir.
Características:
- Câmara de Segurança 360 Wi-Fi 1080p
- Vídeo de alta definição: grave todas as imagens em nítida definição 1080p
- Pan e Tilt: 360º na horizontal e 114.º na vertical
- Visão Noturna: alcance uma distância visual de até 9 metros
- Deteção de movimento e notificações: notifica quando a câmara deteta movimento
- Alarme de som e luz: ative efeitos de luz e som para assustar visitantes indesejados.
- Áudio bidirecional: permite a comunicação através de um microfone e alto-falante embutidos
- Armazenamento seguro: armazena localmente até 128 GB num cartão microSD, até 384 horas (16 dias) de vídeo. (Com base em testes de laboratório)
- Controlo de voz: funciona com Google Assistant e com Alexa, da Amazon – não estão disponíveis em todos os idiomas e países
Design
Se estamos a falar de uma câmara que vai conviver com o interior de uma casa, loja ou espaço empresarial, convém que tenha um bom aspeto e que, acima de tudo, possa permitir a aplicação da mesma nas estruturas da habitação.
Tendo a componente de rotação 360.º, a câmara roda sobre a sua base conseguindo igualmente uma visão rápida, de 20 segundo, ao redor. A TP-Link fabrica este produto somente na cor branca.
A aplicação Tapo
Esta aplicação gere os vários pormenores que a câmara disponibiliza no desempenho da sua atividade. Disponível para iOS e Android, o software está muito bem conseguido.
Homepage: TP-Link
Preço: Gratuito
Desde o início, na configuração inicial da app, até ao funcionamento corrente, tudo está muito bem explicado em português e sem “traduções manhosas”.
Conforme podem ver nas imagens, a interface é limpa, de fácil perceção e a mensagem é clara.
Descarregam, instalam e adicionam a câmara (ou qualquer outro dispositivo que seja suportado pela mesma app).
Passados alguns minutos, pouco, a configuração está terminada e a app pronta a interagir com a câmara. Agora é usar e descobrir as várias opções disponíveis.
Como funciona a Tapo C200?
Não há dúvida que cada vez está mais simples usar estes produtos, visto que trazem bastantes opções nas suas aplicações. Tal como referimos, depois de instalada a app e devidamente configurada, usar é o mais simples.
A aplicação pode acolher vários dispositivos e até consegue criar automatismos entre eles, deixando ao utilizador a tarefa de os fazer interagir. Neste caso, com a Tapo C200, a ideia é perceber que além de filmar, gravar e vigiar, a câmara permite comunicar.
Sim, podemos fazer uma chamada pela app para a câmara e, se for o caso, manter um diálogo com quem esteja perto da câmara. O equipamento tem um microfone na zona frontal e uma coluna na parte de trás que permite falar e ouvir em tempo real. Na verdade até a pode usar como a sua webcam.
Usando a interface o utilizador pode vigiar o espaço ao seu redor, pode ouvir o que se passa e pode falar, consegue rodar a câmara 360º, pode ativar o modo de privacidade para desligar a imagem streaming, mas mantém a área de proteção ativa. Por falar em área de proteção, como pode ver nas imagens em cima, dentro nas definições da câmara, entre muitas outras coisas, o utilizador pode definir uma zona dentro de todo a imagem captada para alertar intrusão.
O equipamento pode funcionar com e sem cartão de memória, um microSD. Contudo, o histórico de gravações precisa de um espaço de armazenamento. Apesar de receber os alertas em tempo real, pode mais tarde visualizar cada evento que espoletou o alerta e verificar a gravação de segundos desse evento, dentro da opção Gravações e memória.
Pode ter zonas definidas para deslocar rapidamente a câmara e sim, ela é rápida a girar para essas posições predefinidas. Conforme vemos na imagem da aplicação, temos igualmente uma agenda para ativar ou desativar a nossa câmara de vigilância. O que dá imenso jeito.
O Pplware agradece à limifield.pt a disponibilização do equipamento para análise.