Pplware

Análise: BlackBerry Bold 9700

Um Smartphone de fato e gravata! O tema é recorrente, o mercado BlackbBerry em Portugal é grande e a curiosidade acompanha a tendência. Para alargarmos a oferta em termos de smartphone e respectivos sistemas operativos, pusemos à prova um dos melhores smartphones da marca canadiana, o BlackBerry Bold 9700.

Está mais que provado que a era dos smartphones chegou, e já não há dúvidas que veio para ficar. Estes pequenos computadores de bolso estão a mudar a forma como comunicamos, como nos conectamos ao mundo da internet, e estão até a mudar a nossa forma de viver.

Hoje apresentamos, aqui no PPLWARE, uma análise a um destes pequenos grandes aparelhos, o BlackBerry Bold 9700 (também conhecido como BlackBerry Bold II).

A RIM é já um fabricante experiente no mundo dos telefones móveis, muito conhecido principalmente no mundo empresarial. Os dispositivos que a empresa Canadiana produz são virados fundamentalmente para a utilização intensiva de email, tendo-se tornado ao longo dos anos uma ferramenta fiável de trabalho para qualquer pessoa que dependa do email para desempenhar as suas funções profissionais.

O BlackBerry Bold 9700 segue essa mesma linha de telefone profissional. O seu aspecto sóbrio, os acabamentos simples, perfeitos e de grande qualidade e a sua robustez fazem deste aparelho uma peça bonita e agradável à vista, com um bom design, mas sem perder o seu toque de classe de telefone profissional.

Caixa e acessórios

O conteúdo da caixa recebida é o seguinte:

O carregador de tomada liga-se ao telefone através da porta USB e possui vários adaptadores para os diferentes tipos de tomadas que se podem encontrar em vários países. Esses adaptadores podem ser facilmente encaixados e desencaixados do transformador, facilitando até o transporte destes acessórios em viagens.

Os auriculares têm uma boa qualidade de som, nada de extraordinário, mas o suficiente para desempenharem bem a sua função, tanto para ouvir música como também para fazer chamadas, permitindo ouvir bem a voz ou pessoas do outro lado. Como é normal, possuem um botão para atender e desligar chamadas.

Especificações Técnicas

Rede 2G: GSM 850 / 900 / 1800 / 1900 Rede 3G: HSDPA 850 / 1900 / 2100 | HSDPA 900 / 1700 / 2100

Altura: 109 mm Largura: 60 mm Profundidade: 14 mm Peso: 122 gramas

Tipo: TFT, 65.000 cores Tamanho: 480×360 pixels, 2,44 polegadas

Teclado QWERTY Trackpad óptico sensível ao toque

Tipos de alerta: Vibração, Toques Mp3 Jack 3.5 mm

Interna: 256 MB armazenamento; 256 MB RAM Expansão: micro SD até 16 GB

GPRS: Classe 10 (4+1/3+2 slots), 32 – 48 kbps EDGE: Classe 10, 236.8 kbps 3G: HSDPA, 3.6 Mbps WLAN: Wi-Fi 802.11 b/g, UMA Bluetooth: v2.1 com A2DP USB: microUSB v2.0

3.15 MP, 2048×1536 pixels, autofocus, flash LED Estabilizador de imagem Gravação de vídeo

SO: BlackBerry OS v6.0 CPU: Processador de 624 MHz Mensagens: SMS, MMS, Email, IM Browser: HTML GPS: com suporte a A-GPS

Blackberry maps Editor de documentos (Word, Excel, PowerPoint, PDF Media Player (Mp3/WMA/AAC+ Vídeo Player (DivX/WMV/XviD/3gp Organizer Gravação de memos de voz

Stand-by: Até 408 horas Conversação: Até 6 horas

Hardware

Na sua parte frontal, o BlackBerry Bold 9700 é constituído por um teclado qwerty, teclas de chamar e terminar chamada, tecla de menu, tecla de retroceder e tecla de “OK” ou de selecção, servindo esta última também de trackpad para a navegação no telefone.

Esta inclusão do trackpad óptico para a navegação marca uma mudança no método de navegação, substituindo a anteriormente usada trackball.

Além das teclas referidas acima, o Bold possui ainda na sua zona superior duas teclas, bastante “camufladas”, uma para o bloqueio do telefone e outra para silenciar rapidamente uma chamada. Estas teclas, como já disse, estão “camufladas”, pois acabam por ser a continuação do plástico que vem desde a frente do telefone até à parte traseira do mesmo. Inicialmente custou-me um pouco a habituar ao facto de a tecla de bloqueio estar do lado esquerdo, mas com o tempo acaba por ser tão prático como estando do lado direito, mesmo sendo eu destro.

Na lateral direita estão situadas as teclas de volume, bem como uma tecla de função, que por defeito está configurada para abrir a câmara fotográfica, função essa que pode ser alterada. Esta tecla possui dois níveis de pressão quando em modo de câmara fotográfica, permitindo com um primeiro clique focar a imagem, e com um segundo clique, aplicando mais pressão na tecla, tirar a fotografia.

Na lateral esquerda está presente outra tecla de função também configurável, a porta micro USB para efeitos de carregamento da bateria e ligação ao computador, e a entrada para os auscultadores, jack 3,5 mm.

Na parte traseira do telefone encontra-se a coluna de som, a câmara e o flash, bem como a tampa amovível (com acabamento em pele), deixando à vista a bateria, slot de cartão microSD e slot de cartão SIM.

Existe ainda, na parte da frente do telefone, no canto superior direito, um pequeno LED de notificação, que dá um sinal luminoso (vermelho/alaranjado) quando há novos SMS, MMS, emails ou chamadas não atendidas.

A ranhura do cartão de memória micro SD encontra-se na parte traseira, por baixo da tampa. Este pode ser colocado e retirado sem necessidade de remover a bateria.

Primeiras Impressões

Embora estivesse habituado ao uso de um telefone deste género, com teclado qwerty e aproximadamente as mesmas dimensões, notei bastantes diferenças quando comecei a usar o Bold.

Logo ao segurar pela primeira vez o BlackBerry Bold na mão senti que era um aparelho extremamente equilibrado. O peso está no ponto perfeito, bastante adequado às dimensões do telefone, não sendo nem demasiado leve nem demasiado pesado.

O ecrã, embora de pequenas dimensões, o que é normal e óbvio num telemóvel com teclado qwerty, tem uma qualidade bastante boa, com cores bastante equilibradas que tornam a sua utilização muito agradável e confortável. Mesmo sendo pequeno, o ecrã permite um tamanho de letra igualmente confortável para a leitura de texto no telefone, o que é uma mais valia para a utilização intensiva do email.

Ao utilizar o BlackBerry exposto ao sol, não se notam grandes dificuldades, sendo relativamente fácil visualizar as informações no ecrã, ler texto, etc. Embora existam alguns reflexos, como é normal, não impedem a sua utilização em ambientes exteriores.

Uma das coisas que gostei bastante no aspecto deste telefone foi do facto de a tampa traseira ter uma grande área coberta com pele. Além de ficar bastante bonito, a presença da pele na parte traseira do BlackBerry torna a sua utilização muito confortável, proporcionando ainda uma maior aderência às mãos, evitando desta forma que escorregue facilmente. Este acabamento em pele permite ainda que o telefone possa ser colocado, por exemplo, em cima de uma mesa de uma forma muito suave, dando ainda uma grande aderência do telefone à superfície onde está pousado, evitando que este voe para o chão com o mínimo toque.

Todos os restantes acabamentos são também, além de bonitos e sem imperfeições, muito agradáveis. Ainda na parte traseira, na zona não coberta pela pele, pode-se ver um plástico revestido com uma fina camada de borracha, tornando o aparelho mais confortável. Como se pode ver nas fotografias, há ainda uma zona metálica, dando um design mais moderno ao telefone.

O trackpad é bastante fácil de usar, intuitivo, com velocidade regulável de forma a poder adaptar-se a cada utilizador. A localização das teclas é muito boa, permitindo realizar todas as funções muito rapidamente e sem ser necessária uma grande ginástica de dedos. Apenas com as três teclas centrais (menu, trackpad/selecção e retroceder) pode-se fazer praticamente tudo com o telemóvel.

O teclado qwerty é também muito bom. Embora diferente, por exemplo, do Nokia E71 (telemóvel que eu estava a utilizar antes do BB), é igualmente confortável na escrita. Tenho, no entanto, alguns pontos negativos a apontar, não ao teclado como hardware, mas à forma de escrita e à falta de teclas importantes.

Ao utilizar-se o BB Bold com alguma frequência para a escrita de emails e SMS, nota-se muito rapidamente a falta da tecla “ç”, que apenas está disponível como se de um acento se tratasse.

A acentuação é o segundo alvo da minha crítica. Para se escreverem palavras em português correcto (com ou sem acordo ortográfico), são necessários os vários acentos. O método de colocação de acentos nas letras passa por manter premida a tecla da letra, deslizando o dedo no trackpad para cima ou para baixo, tornando bastante incomodativa a colocação dos acentos e tornando a escrita mais lenta. Posso no entanto dizer que com o tempo e alguma prática este processo se torna mais rápido.

Índice

Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa e Hardware Página 2 – Comparativos: BlackBerry Bold 9700 vs Nokia E71 Página 3 – O Sistema Operativo e a Interface Página 4 – As aplicações Página 5 – Prós & Contras e Conclusões

 

« Página Anterior   pág. 01/05   Página Seguinte »

Comparativo: BB Bold 9700 vs. Nokia E71

O Nokia E71 tornou-se um telefone muito popular. Seja pela sua grande qualidade de construção, fazendo deste um aparelho muito robusto, pelo seu teclado qwerty muito bom, ou pela sua excelente autonomia, apesar de não ser um smartphone muito potente, quem o usa fica a gostar.

Todas estas características acabam por ser semelhantes às do BlackBerry Bold, sendo estes telefones bastantes parecidos, pelo que achei que seria interessante fazer um comparativo entre os dois, focando alguns aspectos que possam marcar a diferença.

Dimensões

Embora sejam bastante semelhantes nas suas dimensões e design, os dois telefones apresentam notórias diferenças. Enquanto o BlackBerry tem 109 mm de altura, 60 mm de largura e 14 mm de profundidade, com um peso de 122 gramas, o nokia E71 tem 114 mm de altura, 57 mm de largura e 10 mm de profundidade, e um peso de 127 gramas.

Quanto à construção e materiais de cada um, ambos são bastante robustos, com uma excelente qualidade de construção, mas apresentando diferenças: o E71 apresenta um aspecto metálico no geral, sentindo-se essa construção metálica quando estamos com ele na mão. Embora dê um aspecto robusto, poderá acabar por ser um pouco desconfortável, mais rígido, e até mais escorregadio, tanto em contacto com as mãos como quando pousado em qualquer superfície.

Já o Bold, embora apresente também metal na sua construção, e tenha um aspecto muito robusto, é mais confortável nas mãos, devido à presença da pele na tampa traseira e do plástico coberto com uma fina camada de borracha, conferindo ao equipamento um maior conforto na sua utilização, e sendo ainda menos escorregadio, seja em contacto com as mãos ou quando pousado em qualquer superfície.

Ecrã

Em relação aos ecrãs, as dimensões são aproximadamente as mesmas (BB Bold com 2,44’’ e E71 com 2,36’’), embora o do BlackBerry fique a ganhas na qualidade. O texto no Bold fica mais nítido que no E71, sendo o primeiro mais confortável. Para esta diferença valem os 480×320 pixels de resolução do BlackBerry (HVGA) contra os 320×240 do Nokia (QVGA).

Bateria

Hoje em dia a bateria dos smartphones é quase sempre o seu calcanhar de Aquiles. Isto acaba por ser normal, pois com ecrãs cada vez maiores, com multi-touch, 3G ou WiFi sempre ou quase sempre ligados, não há bateria que resista.

Esta é uma das grandes vantagens deste tipo de smartphones (teclado qwerty, com ecrãs de pequenas dimensões sem touch), a autonomia que se consegue em relação aos seus concorrentes, muitas vezes de características superiores.

Embora ambos os telefones possuem baterias de 1500 mAH, o BlackBerry permite até 6 horas de conversação (GMS ou UMTS), até 21 dias / 504 horas (GSM) ou até 17 dias / 408 horas (UMTS) em stand-by, e até 38 horas de reprodução de música, enquanto o nokia E71 permite até 10 horas e 30 minutos de conversação (GSM) ou 4 horas e 30 minutos (WCDMA), 17 dias (GSM) ou 20 dias (WCDMA) em stand-by e até 18 horas de reprodução de música.

Câmara

Quanto à câmara, também aqui são bastante semelhantes, possuindo ambos uma câmara de 3.2 MP, com flash LED. Ambos os telefones têm excelentes focagens ao perto (Macro), embora no nokia esta tenha que ser feita manualmente, enquanto no BlackBerry a focagem pode ser automática.

A seguir estão comparações entre os dois telefones com a captura de imagens por cada um deles em diversos ambientes.

Imagem BlackBerry

Imagem Nokia

Imagem BlackBerry

Imagem Nokia

Imagem BlackBerry

Imagem Nokia

Imagem BlackBerry

Imagem Nokia

Imagem BlackBerry

Imagem Nokia

Imagem BlackBerry

Imagem Nokia

Imagem BlackBerry

Imagem Nokia

Imagem BlackBerry

Imagem Nokia

Imagem BlackBerry

Imagem Nokia

 

Como se pode ver pelas fotos comparativas acima, o BlackBerry ganha com alguma (muita) vantagem sobre o Nokia E71. Este último, na generalidade das fotos, apresenta muito pouca qualidade, fotos com muito grão e cores que não correspondem à imagem real. Já o Blackberry apresenta fotos com alguma qualidade, para a câmara em questão, com pouco grão mesmo com baixa luminosidade, e com cores vivas e correspondentes à realidade (é possível notar isso facilmente na cor do tampo da mesa onde fotografei os objectos).

Em relação a fotos a pormenores (próximas do objecto), ambos tiram fotos relativamente boas. Devo dizer que tanto o BlackBerry Bold como o Nokia E71 já me foram muito úteis para tirar fotografias a folhas A4, com apontamentos, data-sheets de equipamentos, ou até mesmo chapas de características, devido à sua muito boa focagem ao perto. Na minha opinião é uma característica importante neste tipo de smartphones mais virados para o mundo empresarial.

Quanto à gravação de vídeo, o BlackBerry tem uma câmara HVGA (480×320), enquanto o E71 se fica por uma câmara QVGA (320×240). Em baixo fica a comparação entre as duas.

Também na gravação de vídeo notei no geral melhor qualidade nos vídeos gravados com o BlackBerry. As imagens do Nokia ficavam no entanto mais claras em situações com menor luminosidade, embora sempre com menos qualidade.

Índice

Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa e Hardware Página 2 – Comparativos: BlackBerry Bold 9700 vs Nokia E71 Página 3 – O Sistema Operativo e a Interface Página 4 – As aplicações Página 5 – Prós & Contras e Conclusões

 

« Página Anterior pág. 02/05   Página Seguinte »

 

O Sistema Operativo e a Interface

Esta foi a minha primeira experiência com um telefone BlackBerry. Por esse facto, e para dar a conhecer o sistema a quem, como eu, nunca teve previamente experiência com telefones da RIM, vou entrar em alguns pormenores que não são costumes apresentar, nem seriam necessários, numa análise ao equipamento.

Inicialmente, quando recebi o BlackBerry, este não vinha actualizado para a última versão do sistema operativo. Das primeiras coisas que fiz foi actualizar para a versão 6, e as diferenças da interface foram quase abismais. Todo o layout dos ecrãs, dos menus, ficou diferente, renovado, mais moderno, e acima de tudo com todas as funções bastante acessíveis.

Ecrã principal

 

O ecrã principal do Blackberry dá-nos logo à partida bastante informação, e torna acessíveis várias funções muito rapidamente. Basicamente pode-se dizer que é dividido em várias secções, cada uma com a sua função.

Na parte superior está a zona das informações gerais, normalmente presente em qualquer telemóvel. Aqui é dada informação quanto ao nível de carga da bateria, data e hora, operador e, caso esteja ligado a alguma rede WiFi, o nome da rede, nível de cobertura de rede e modo como está ligado (GPRS, EDGE ou 3G).

Clicando nesta zona, é-nos apresentada uma lista de opções bastante úteis, como ligar/desligar a rede móvel, Wi-Fi ou Bluetooth, definir alarme, entre outras opções relacionadas principalmente com as ligações do telemóvel.

Logo abaixo encontra-se uma pequena barra, esta dividida em três partes.

Um primeiro ícone onde se pode alternar rapidamente entre vários perfis (Desligado, Normal, Filtro médio, Média, Silencioso, Vibrar ou Apenas telefone), e onde se pode aceder a mais configurações acerca de Sons e Alertas.

Uma segunda zona, central, onde aparecem as últimas notificações, que ao clicarmos mostra uma lista mais detalhada com informações acerca de emails ou SMS não lidos, chamadas não atendidas e próximos eventos no calendário.

Ainda nesta barra há uma zona para pesquisarmos no telemóvel, mostrando tudo o que existe no telefone relacionado com a palavra pesquisada (contactos, emails, mensagens escritas, etc).

Continuando no ecrã principal, em baixo, encontra-se a zona das aplicações. Nesta zona podemos ter acesso a todas as aplicações do BlackBerry, ou a grupos de aplicações que são criados automática ou manualmente. Estes grupos são: Todos (este não se trata propriamente de um grupo, mas sim de todas as aplicações disponíveis), Favoritos (seleccionáveis manualmente), Média, Transferências e Frequente (automáticos). Pode-se alternar entre cada um destes grupos deslizando o dedo no trackpad para a esquerda ou direita.

Tabuleiro de aplicações

Deslizando o dedo para baixo no trackpad (ou clicando na tecla de menu -> Abrir tabuleiro), tem-se acesso ao ecrã de todas as aplicações do grupo seleccionado. Estas acções são mais fáceis de perceber no vídeo demonstrativo da interface do BlackBerry.

Multitask

O multitask no BlackBerry funciona de forma muito simples. Para manter uma aplicação aberta basta sair dela clicando no botão de desligar chamada, em vez de sair na tecla de voltar atrás ou através do menu da aplicação.

Para voltar a abrir uma aplicação, ou para ver todas as aplicações a correr em background, basta premir sem soltar a tecla de menu e aparece uma lista das aplicações abertas.

Devo dizer que muito raramente tive necessidade de recorrer ao multitask. Na utilização que lhe dei fechava sempre as aplicações na tecla de voltar atrás, sem me preocupar se ficavam a correr em background ou não, pois as aplicações mais usadas são tão rápidas a abrir que não tive qualquer problema com isso. Apenas ocasionalmente, quando necessitava de mudar rapidamente entre várias aplicações, recorri ao multitask.

Os menus de opções

Existem na versão 6 do sistema operativo do Blackberry dois tipos de menus: o menu completo, que é aberto clicando na tecla de menu (lado esquerdo do trackpad), e menu “abreviado”, que é aberto ao clicar prolongadamente na tecla de selecção.

O primeiro, o menu completo, é o tradicional menu que apresenta todas as opções e acções disponíveis para operar determinado conteúdo.

O menu “abreviado” não passa de um menu mais gráfico, com pequenos ícones, que aparece na zona central do ecrã e apresenta apenas algumas das opções ou acções mais importantes a realizar de acordo com o conteúdo aberto ou aplicação que está em primeiro plano.

No geral apreciei bastante o sistema operativo do BlackBerry. Sempre bastante rápido, sem nunca apresentar qualquer erro durante as semanas em que o utilizei, bastante intuitivo, com todas as funções e opções disponíveis onde e quando eram necessárias, ajudando sem dúvida a aumentar a produtividade em ambientes de trabalho. É um sistema que respondeu sempre bastante bem às necessidades, em todos os aspectos. Embora não tenha uma simplicidade do iOS, ou uma versatilidade do Android, não deixa de ser um sistema simples, de fácil utilização, e com muita potencialidade.

Índice

Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa e Hardware Página 2 – Comparativos: BlackBerry Bold 9700 vs Nokia E71 Página 3 – O Sistema Operativo e a Interface Página 4 – As aplicações Página 5 – Prós & Contras e Conclusões

 

« Página Anterior pág. 03/05   Página Seguinte »

As aplicações

Email

O Blackberry é conhecido pelo seu sistema de email diferente do que é habitualmente nos restantes smartphones do mercado. Como já tinha sido referido em outras análises a equipamentos da RIM, os emails, antes de chegarem ao terminal BlackBerry, passam pelos servidores da RIM, onde são codificados e comprimidos e depois enviados para o nosso dispositivo.

Para isto, é necessária a subscrição na operadora de um serviço especifico para Blackberry (BIS, para utilização doméstica ou pequenas empresas, ou BES, para utilização empresarial). Esta pode ser uma limitação na utilização do Blackberry, pois sem a subscrição de um plano de dados compatível, não será possível a configuração de qualquer conta de email, nem mesmo por Wi-Fi).

A aplicação de email, para ser descrita em poucas palavras, é simples e eficaz. As conversações são agrupadas, como estamos habituados já em qualquer serviço de email, como o gmail, e divididas por dias em que foram recebidas.

Não há muito mais a dizer sobre o email, depois de configurada a ou as contas de email, aparece uma caixa de entrada para cada uma das contas no tabuleiro de aplicações, bem como uma caixa de entrada conjunta, da qual se pode aceder a todas as contas de correio electrónico.

SMS

Também aqui não há muito a dizer, é usado o sistema de “bolhas”, embora possa ser configurada a forma como se visualizam as mensagens.

Contactos

 

A gestão dos contactos é bastante boa, havendo a possibilidade de importação de diversos locais através do programa BlackBerry Desktop, ou simplesmente a sincronização com os contactos do serviço de email. Como eu tenho todos os contactos no Windows 7 (Windows contacts), a sincronização foi fácil e sem problemas. Mais tarde, para quem use a aplicação do facebook, é ainda possível importar fotografias e outros dados, como os aniversários dos amigos, etc.

Browser

 

O Browser é talvez o ponto mais fraco deste dispositivo. Para além de ser extremamente complicado navegar na internet num smartphone deste tipo, com um ecrã de dimensões reduzidas, é muito lento a carregar páginas, pelo que apenas usei para casos em que não havia mesmo mais nada à mão.

Redes Sociais

Apesar de não ser um telefone virado para multimédia, ou mesmo para redes sociais, o Blackberry tem também ao dispor, como já é comum vermos em qualquer dispositivo móvel, aplicações próprias para as redes sociais como o facebook, twitter, myspace ou mesmo o youtube.

A sua interface é bastante intuitiva, permitindo ao utilizador manter-se em contacto com toda a gente, em qualquer lado que esteja, através de qualquer meio que deseje.

Leitor de Música

O leitor de música é bastante organizado, permitindo encontrar facilmente qualquer música depois de importada do computador através do BlackBerry Desktop, tarefa essa que é bastante simples e rápida.

BlackBerry App World

Como não poderia faltar, o BlackBerry tem também uma loja de aplicações, a BlackBerry App World. Esta conta já com muitas aplicações conhecidas, como dropbox, evernote, etc, suites de produtividade, e mesmo jogos de sucesso importados de outras plataformas.

Índice

Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa e Hardware Página 2 – Comparativos: BlackBerry Bold 9700 vs Nokia E71 Página 3 – O Sistema Operativo e a Interface Página 4 – As aplicações Página 5 – Prós & Contras e Conclusões

 

« Página Anterior pág. 04/05   Página Seguinte »

 

 

Prós:
Contras:
Conclusões

Depois de ter usado o BlackBerry Bold 9700 durante as últimas semanas, e depois de toda a análise feita a este dispositivo, posso concluir que este é um smartphone essencialmente virado para o uso profissional, mas que também se consegue adaptar ao utilizador comum que não precise de um telefone para multimédia, mas que procure um aparelho que gira bem os seus emails e que ao mesmo tempo permita contacto com familiares e amigos.

Em termos de construção, como já referi ao longo da análise, achei o Bold bastante robusto, mas acima de tudo confortável. Numa comparação directa com outro smartphone com características semelhantes, o nokia E71, ganha em quase todos os aspectos. Apenas no teclado, e aqui poderá ser apenas um gosto pessoal, acho o do E71 ligeiramente mais confortável, mais suave.

Quanto à sua máquina fotográfica, embora não seja uma “bomba” para tirar fotografias profissionais, é o suficiente para tirar umas fotografias de ocasião, registar um momento, etc. Achei que faz bem o seu trabalho.

Concluindo, o BlackBerry Bold 9700 é um smartphones excelente no seu segmento, e aconselho vivamente a quem procure um dispositivo com estas características, certamente não ficará mal servido.

 

Índice

Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa e Hardware Página 2 – Comparativos: BlackBerry Bold 9700 vs Nokia E71 Página 3 – O Sistema Operativo e a Interface Página 4 – As aplicações Página 5 – Prós & Contras, Conclusões e Galeria fotográfica

 

« Página Anterior pág. 05/05   Página Seguinte »

 

Artigos Relacionados:

Exit mobile version