Pplware

“Airbag” para smartphones poderá ser a invenção mais genial do ano

Há uns anos, algumas empresas quiseram criar um “airbag” para os smartphones e outras, como a Apple, que quis patentear mesmo um sistema que levava o iPhone a cair sempre de pé.

Quem parece estar no caminho certo para comercializar um airbag para smartphones é o universitário Philip Frenzel. Este estudante, de 25 anos, criou o ADCASE, uma capa airbag para smartphones que tem um protetor de quedas embutido, que só se abre quando o dispositivo está em queda livre.


Airbag é a nova “capa” anti-choque para smartphones

Esta invenção ainda não está disponível comercialmente, existe apenas como protótipo do projeto. Contudo, a invenção recebeu já ótimas avaliações de pessoas interessadas no produto.

Esta invenção, transformada num projeto ambicioso já rendeu ao seu inventor o maior prémio da Sociedade Alemã de Mecatrónica, que classifica trabalhos de alunos em todo o país.

 

Colmatar a falha da oferta atual

Segundo o autor da invenção, este produto foi pensado para colmatar e resolver a ineficácia da maioria das capas protetoras para smartphones. Nas quedas, os smartphones de grande parte dos utilizadores, que usam uma capa protetora, apresentam de alguma forma danos derivados dessa queda.

O autor passou quatro anos a testar a sua ideia e a idealizar um produto final. O resultado é uma curiosa coreografia de movimentos que absorvem a energia.

 

Passos dados a caminho do produto final

Inicialmente, Philip Frenzel imaginou um tipo de airbag que se enchia automaticamente em caso de quedas, ou usar algum tipo de espuma para amortecer a queda.

Essas ideias mostraram-se impraticáveis, foi então que o jovem estudante começou a palmilhar um caminho onde existe uma proteção rígida que se abre quando os sensores percebem que o objeto está em queda livre e mantém o dispositivo a alguns centímetros do chão.

A solução passa pelo “amortecimento ativo” (Adcase). As “pernas” de impacto foram produzidas numa impressora 3D.

 

E agora, quando chega ao mercado?

São muitos os que dizem que esta invenção será a melhor deste ano, contudo, ainda há um caminho difícil a percorrer.

Nesse sentido, foi criada uma campanha de crowdfunding que deve ser lançada no mês de julho. Servirá para recolher fundos para a produção em grande número desse sistema de proteção.

O primeiro modelo da capa será compatível com o iPhone 6, mas o estudante pretende criar outros tamanhos para outros aparelhos.

Exit mobile version