Pplware

A actual linha de smartphones Xiaomi

A Xiaomi é uma marca com presença em todas as gamas de smartphones e os novos lançamentos são frequentes… talvez de mais, até.

Por essa razão, torna-se complicado estar a par de quais os dispositivos mais recentes, quais ainda não foram descontinuados e quais têm a melhor relação qualidade/preço.

Antes de listarmos as opções das mais diversas gamas dos smartphones Xiaomi é importante perceber que estes smartphones, apesar das muitas vantagens e aspectos positivos que têm, apresentam, de uma forma geral, algumas limitações no que respeita aos idiomas disponíveis e mesmo aos serviços integrados, especificamente os que ainda não possuem (ou não são directamente vendidos) com ROM Global, que actualmente já possui o idioma português de Portugal. Por tal desvantagem, a Xiaomi tem disponíveis alguns dos seus modelos com versões internacionais oficiais, que têm serviços Google integrados, carregador europeu, software com todos os idiomas e, a maioria deles, com compatibilidade com toda a rede 4G em Portugal.

 

Gama baixa – série Redmi

Para quem precisa de um smartphone competente para o dia-a-dia, bonito, completo e, acima de tudo, barato, a série Redmi responde a tudo isso. Não são smartphones de “baixíssima” gama, como outras marcas vendem, mas sim smartphones capazes de desempenhar dignamente a maior parte das tarefas.

Antes de falar das diferenças entre estes modelos há que falar das características que têm em comum, nomeadamente, o ecrã de 5 polegadas com resolução HD (720 x 1280 píxeis). Ambos têm câmaras principais de 13 MP com capacidade de gravação de vídeo a 1080p @ 30fps, e câmara frontal de 5 MP. As baterias são de 4100 mAh e em termos de design, peso e tamanho, não existem quaisquer diferenças.

As diferenças começam então nos SoC, com um Redmi 3 Pro a vir equipado com um processador Snapdragon 616 e um GPU Adreno 405 e o Redmi 3s com um Snapdragon 430 e um GPU Adreno 505. O Redmi 3 Pro vem ainda com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno e o Redmi 3s tem 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno. Obviamente que estas diferenças irão reflectir algumas diferenças em termos de desempenho. De notar que o Redmi 3s tem disponível uma versão internacional.

 

Gama média – série Redmi Note

A série Redmi Note actual conta com 4 opções, sendo que o Redmi Note 3 é o mais antigo da lista, tendo sido lançado em Janeiro deste ano, e o Note 4 o mais recente, lançado em Agosto. Um denominador comum aos 4 é o tamanho de ecrã de 5,5 polegadas com resolução de 1080 x 1920 píxeis.

As principais diferenças entre o Xiaomi Redmi Note 3 e Redmi Note 3 Pro já foram analisadas aqui no Pplware, no artigo Xiaomi Redmi Note 3: compensará a versão Pro?. Basicamente, além da câmara principal ser diferente entre ambos, o Redmi Note 3 Pro tem suporte para cartão microSD até 128 GB (abdicando do slot para o cartão nano-SIM). Mas a grande diferença encontra-se no SoC.

O Redmi Note 3 tem um SoC da Mediatek, o MT6795 Helio X10, octa-core 2,0 GHz Cortex-A53 e um GPU PowerVR G6200. Já a versão Pro conta com um SoC da Qualcomm, o MSM8956 Snapdragon 650, hexa-core (quad-core 1,4 GHz Cortex-A53 & dual-core 1,8 GHz Cortex-A72) e um GPU Adreno 510. Esta diferença faz com que o desempenho seja superior na versão Pro, segundo indicam os testes de benchmark que, através do AnTuTu, a versão normal atinge um valor aproximado de 46000 pontos e a versão Pro de 76000 pontos. Também a câmara é superior no modelo Pro, tendo 16 MP e abertura de f/2.0, contra 13 MP e f/2.2 da versão normal.

Quanto ao Redmi Pro e o Redmi Note 4, partilham o mesmo SoC da Mediatek, o Helio X20 (ainda que existam edições especiais, com outros processadores). O Redmi Note 4, ao contrário do Redmi Pro, não tem versão de 4 GB de RAM, mas conta com um modelo com 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno e outro com 3GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.

A grande distinção entre o Redmi Note 4 e o Redmi Pro centra-se na câmara principal, já que o Redmi Pro se apresenta com uma câmara com dois sensores, um de 13 MP e outro de 5 MP que permite criar alguns efeitos de focagem e desfocagem nas fotografias.

 

Gama alta anterior – série Mi

Na gama alta anterior, nomeadamente a que foi lançada no ano passado, estão presentes smartphones de topo, mas simplesmente ultrapassados pelos topos de gama actuais.

Os Mi 4c e Mi 4s foram lançados em Setembro de 2015 e Fevereiro de 2016, respectivamente. Partilham o mesmo processador da Qualcomm, o Snapdragon 808 hexa-core, o ecrã de 5 polegadas com resolução FullHD e as suas dimensões são praticamente as mesmas, ambos com 7,8 mm de espessura. Já vêm ambos equipados com USB Tipo-C e com sensor de impressões digitais, colocado na traseira. Também as câmaras partilham o mesmo sensor de 13 MP (traseiro) e 5 MP (frontal).

Distinguem-se em termos de memória RAM e armazenamento interno. Enquanto que o Mi 4c está disponível em duas versões, uma de 2 GB outra de 3 GB de RAM, com 16 GB e 32 GB de armazenamento interno, respectivamente, o Mi 4s apenas está disponível com 3 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. A bateria do Mi 4c é de 3080 mAh e a do Mi 4s é de 3260 mAh, ambas com tecnologia de carregamento rápido.

 

Gama alta actual – série Mi

A actual gama de topo da Xiaomi é aquela com maior oferta, tendo sido recentemente alargada com o Mi Mix e com o Mi Note 2.

Estes Mi Mix e Mi Note 2 foram lançados no mês passado e são dois verdadeiros topos de gama, equipados com o Snapdragon 821 da Qualcomm, ambos com versões de 4 GB e 6 GB de memória RAM. Mas o que os distingue verdadeiramente, além de todas as excelentes especificações, é o seu design e capacidade que a Xiaomi teve em abolir com a moldura em volta dos ecrãs.

No Mi Mix, a Xiaomi foi de tal forma longe que o ecrã de 6,4 polegadas ocupa 91,3% da frente do telefone, conseguindo com que o Mi Mix tenha uma dimensão à semelhança de um smartphone de 5,5 polegadas. Quanto ao Mi Note 2, a Xiaomi criou um ecrã com as laterais curvas (a lembrar o Samsung Galaxy S7 edge, por exemplo).

O Mi 5s é uma evolução do Mi 5, que já traz o SoC Snapdragon 821. Quanto às câmaras, o Mi 5s tem sensores de maior dimensão, onde a câmara traseira de 12 MP tem um sensor de 1/2,3″ e abertura f/2.0, e a câmara frontal de 4 MP tem um sensor de 1/3″ e abertura também de f/2.0. Adicionalmente, traz um novo sensor de impressões digitais, agora ultra-sónico, e a capacidade da bateria é de 3200 mAh. O Xiaomi Mi 5 tem uma bateria de 3000 mAh.

Por fim, resta-nos o grande smartphone da marca, não pelo desempenho extraordinário, mas mesmo pelo tamanho. Com 6,44 polegadas de ecrã, o Mi Max tem como dimensões 173,1 x 88,3 x 7,5 mm e pesa 203 g. Vem com um SoC Snapdragon 650 Hexa-core e GPU Adreno 510.

Está disponível em 3 modelos: 3 GB RAM + 32 GB armazenamento, 3 GB RAM + 64 GB armazenamento ou 4 GB RAM + 128 GB armazenamento, todas elas com suporte para cartão microSD até 256 GB, utilizado o slot do SIM 1. Tem sensor de impressões digitais na parte traseira, a câmara traseira é de 16 MP e a câmara frontal é de 5 MP. A bateria tem uma capacidade acima da média, de 4850 mAh, mas não tem carregamento rápido, utilizando uma interface microUSB.


A maioria das nossas sugestões está disponível para envio a partir de armazém espanhol, não estando sujeitas a qualquer encargo alfandegário. Pode ver estas e outras sugestões aqui.

Gama completa Xiaomi

 

Para si, qual é o smartphone Xiaomi mais interessante?

Exit mobile version