Pplware

Google revela um “cheirinho” do Android 3.0!

As novidades vindas do sistema operativo para dispositivos móveis da Google, o Android, têm estado em alta e motivos para se falar dele não têm faltado. Refiro-me, claro está, ao recente lançamento da versão 2.3 Gingerbread e do smartphone que o estreou, o Nexus S.

Na CES 2011, que está quase a terminar, foi revelado um preview do que será a próxima versão do Android, a versão 3.0 Honeycomb, pensada ao pormenor para os tablets.

Esta nova versão da plataforma Android tem uma interface totalmente renovada, concebida para dispositivos com ecrãs de maiores dimensões.

Contará com multi-tasking, notificações mais esbeltas, acesso a todo o Android Market, várias melhorias no browser (tabbed browsing, form auto-fill, sincronização de marcadores como Google Chrome e navegação em modo privado), aperfeiçoamento do home screen com implementação em 3D e widgets redesenhados e mais ricos.

Terá também acesso ao novo Google Maps 5.0, acesso a 3 milhões de eBooks e permite também usar Google Talk (chamadas de vídeo e voz entre contactos).

A sua keynote na CES 2011 fornece-nos mais alguma informação. O vídeo correspondente encontra-se abaixo.

O tablet usado para a apresentação foi o Motorola Xoom, equipado com um processador dual-core e um ecrã com resolução 1280×800.

Segundo a Gizmodo, caso se verifique o que disse Bobby Cha da empresa de tablets Enspert, a versão Honeycomb apenas funcionará em dispositivos com processador dual-core. O executivo da Korean Electronics diz também que inicialmente o Honeycomb será direccionado a tablets mais poderosos computacionalmente (requerendo o chipset Tegra 2 e um mínimo de 7″ de ecrã).

Caso esta informação se verifique, a (quase) totalidade de tablets existentes no mercado não poderá actualizar para esta nova versão (caso do Samsung Galaxy Tab).

Será desta que o Android terá condições para rivalizar com o tablet da Apple?

Exit mobile version