Pplware

Ripple prevê crescimento da criptomoeda para 5 biliões de dólares até ao final de 2024

A criptomoeda vai reunindo os “jogadores” mais arrojados, que apostam num mercado volátil, mas em crescimento. Para o diretor-executivo da Ripple, o mercado da criptomoeda duplicará de tamanho, para cinco biliões de dólares, até ao final de 2024.


À CNBC, o CEO da startup de blockchain Ripple revelou prever que a capitalização de mercado combinado de criptomoedas chegará aos cinco biliões de dólares ainda este ano. Baseando a sua previsão em fatores macro – como a chegada dos primeiros fundos negociados em bolsa (em inglês, ETF) de Bitcoin dos Estados Unidos da América (EUA) e o próximo halving da Bitcoin -, Brad Garlinghouse espera que o valor total do mercado criptográfico dobre.

Estou neste setor há muito tempo e tenho visto essas tendências irem e virem. Estou muito otimista. Penso que as macrotendências, as grandes tendências, como os ETF, estão a impulsionar, pela primeira vez, o dinheiro institucional real.

Estamos a ver que isso estimula a procura e, ao mesmo tempo que a procura está a aumentar, a oferta está a diminuir. Não é preciso ser licenciado em Economia para perceber o que acontece quando a oferta se contrai e a procura se expande.

Disse o diretor-executivo da Ripple.

O que é o halving da Bitcoin?

Apesar de ser dinheiro digital, a Bitcoin não pode ser criada infinitamente, pelo que a escassez verificável é fundamental para a sua proposta de valor. Assim sendo, segundo a Coinbase, na base do protocolo Bitcoin estão dois conceitos relacionados com a escassez:

  1. Primeiro, existe a oferta limitada de Bitcoin. O protocolo dita que o número total de bitcoins que podem existir é limitado a 21 milhões e é impossível que existam mais. Isto é contrário às moedas fiduciárias, em que mais dinheiro pode ser impresso a critério do governo ou do banco central, potencialmente conduzindo à inflação.
  2. O segundo conceito é designado por halving. Aproximadamente a cada quatro anos, a recompensa da mineração da Bitcoin, também conhecida como “recompensa por bloco”, é reduzida para metade. Isto significa que a recompensa dada aos contribuidores que asseguram o funcionamento da rede é reduzida em 50%, afetando diretamente a taxa a que novas Bitcoins são introduzidas em circulação.

Em maio de 2020, o número de bitcoins a entrar em circulação a cada 10 minutos – “pagos” como recompensa por bloco minerado – caiu para metade, de 12,5 BTC para 6,25 BTC. O evento acontece de forma programada no código da criptomoeda, e acontece a cada 210.000 blocos minerados, ou aproximadamente a cada quatro anos. Antes de 2020, ocorreu outras duas vezes, e o próximo está previsto para o final deste mês.

Emitindo menos Bitcoins ao longo do tempo, o halving torna mais provável que o valor da Bitcoin aumente (assumindo níveis consistentes de procura), o que contrasta fortemente com as moedas fiduciárias, que normalmente diminuem de valor ao longo do tempo através da inflação.

De forma simples, o halving é uma das formas através das quais o protocolo da Bitcoin mantém a escassez e a esta é um dos motivos pelos quais a Bitcoin é procurada por milhões de pessoas.

Os primeiros ETF de Bitcoin dos EUA foram aprovados a 10 de janeiro pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. Estes são negociados nas bolsas de valores americanas e permitem que instituições e investidores de retalho obtenham exposição à Bitcoin sem possuir diretamente o ativo.

Conforme partilhado por Garlinghouse, “prevê-se que a capitalização bolsista global da indústria de criptomoedas […] duplique facilmente até ao final deste ano […] impactada por todos esses fatores macro”.

A capitalização total do mercado de criptomoedas era de cerca de 2,6 biliões de dólares, no dia 4 de abril. Se o mercado dobrasse, efetivamente, isso aumentaria a capitalização de mercado total para 5,2 biliões de dólares até ao final do ano.

De facto, a Bitcoin cresceu mais de 140% nos últimos 12 meses; e é responsável por cerca de 49% de todo o mercado da criptomoeda, com uma capitalização de mercado de 1,3 biliões de dólares, a 1 de abril.

Para Garlinghouse, o crescimento do mercado criptográfico combinado poderá dever-se, ainda, a um impulso regulatório positivo nos EUA. Em ano de eleições, os entusiastas estão otimistas que a próxima administração será mais benevolente com a indústria da criptomoeda.

Exit mobile version