Comparativamente há alguns meses, atualmente já não se ouve tanto falar da mineração de criptomoedas. No entanto esta é uma prática ainda bem ativa, exercida por vários utilizadores e empresas dedicadas ao ramo em todo o mundo.
E, claro, para este segmento os sistemas tecnológicos são um dos pontos fundamentais. Assim, recentemente a marca Bitmain anunciou a sua nova placa Antminer S19 XP Hyd, a mais eficiente do mundo para minerar criptomoedas.
Antminer S19 XP Hyd: a mais eficiente para minerar criptomoedas
A empresa chinesa Bitmain é conhecida pelos seus produtos destinados à extração de moedas digitais, especialmente os populares Bitcoins. E há alguns dias, a marca anunciou o lançamento da sua nova Antminer S19 XP Hyd, a qual traz a promessa de ser a máquina de mineração de criptomoedas mais poderosa e eficiente do mundo.
Um dos principais fatores diferenciais de destaque desta nova placa é a aposta num sistema de arrefecimento líquido, o conhecido liquid cooling, o qual promete limitar o gasto energético necessário para o processo de extração dos criptoativos.
De acordo com a Bitmain, a Antminer S19 XP Hyd oferece um poder de computação de 255 TH/S (terahash por segundo), quase o dobro dos 140 TH/s do modelo anterior, S19 XP, e consome 20,8 joules por cada terahash processado. A máquina consome um total de 5.304 watts.
A Bitmain Antminer S19 XP Hyd vai começar a chegar aos consumidores logo no primeiro trimestre do próximo ano de 2023 e cada unidade vai custar 19.890 dólares (~18.000 euros).
A empresa diz que este modelo supera a eficiência energética do anterior Antminer S19, que trazia uma capacidade de 140 TH/s e um consumo de 21,5 joules por cada terahash. No entanto o preço também era menor, a rondar os 11.600 dólares a unidade, cerca de 10.500 euros.
Esta poderosa máquina promete também superar a rival Whatsminer MS30++ da MicroBT, a qual conta com um poder de 112 TH/s e um consumo de 31 joules por terahash.