As criptomoedas têm sido alvo de diversos esquemas fraudulentos em Portugal, resultando em perdas significativas para as vítimas. A PSP lançou recentemente um novo alerta.
Burlas com criptomoedas têm vindo a aumentar
A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou hoje um novo alerta para as burlas relacionadas com os investimentos em criptomoedas. Segundo as autoridades, as burlas com criptomoedas têm vindo a apresentar um crescimento significativo no universo da criminalidade.
Segundo é referido, o aumento de casos deve-se por alguma falta de literacia financeira e técnica por parte das vítimas.
No comunicado é referido que…
A criptomoeda é uma moeda digital, sendo que entre as mais conhecidas estão a Bitcoin, a Ethereum, a Litecoin, a Monero, a Solana, que podem ser compradas por meio de uma `exchange`, uma aplicação, um `site` ou em caixas ATM
A PSP chama a atenção para casos em que os burlões usam a imagem de figuras públicas, como, por exemplo, jogadores de futebol, cantores, atores ou apresentadores de televisão, ou de envio de `links` fraudulentos através de mensagem escrita, e-mail ou das aplicações WhatsApp ou Telegram.
De acordo com a PSP, o burlão promete elevada rentabilidade num curto espaço de tempo, retornos garantidos com um “risco zero”, exige pagamentos antecipados, efetuados em criptomoeda, promete dinheiro grátis sem contrapartidas, disponibiliza ajuda gratuita para um excelente investimento sem ser solicitado, não dá detalhes ou explicações pormenorizadas sobre o investimento e apela à urgência do investimento.
“Após aceitar o investimento, a vítima de burla é iludida com uma página digital em que visualiza os seus investimentos, contudo, na realidade não tem qualquer acesso à manutenção da sua carteira digital, perdendo todo o valor financeiro digital investido”, destaca a PSP.
A PSP alerta para os riscos de investimentos fraudulentos e aconselha os cidadãos a pesquisarem e verificarem a licença das empresas antes de investirem. Recomenda o acesso apenas a páginas oficiais, a desconfiança de promessas de lucros elevados sem risco e a realização de perguntas sobre os detalhes do investimento. Além disso, sugere cautela com contactos inesperados, a não clicar em links desconhecidos e a evitar investimentos que exijam decisão urgente.