O mundo está de olhos postos nas crianças e no seu treinador, que ficaram presos numa caverna na Tailândia, na sequência de chuvas torrenciais que alagaram de forma súbita parte da caverna. A operação de resgate está em curso e, até ao momento, já foram resgatadas quatro crianças… mas o trabalho para retirar os restantes rapazes ainda não terminou.
Elon Musk, que desde início se disponibilizou a ajudar no resgate com a sua tecnologia e conhecimentos, já tem em testes uma cápsula de salvamento submarina que ainda pode ser necessária para o processo. Veja em vídeo como funciona.
A operação de salvamento contra o tempo
Ontem deu-se início à retirada dos rapazes e do seu treinador na gruta pelos socorristas. O processo é extremamente delicado e perigoso, e inclui nadar, rastejar, caminhar e mergulhar por um percurso longo de mais de 3 km.
A operação de salvamento irá obrigar os jovens a mergulhar, com recurso a máscaras faciais e garrafas de ar comprimido, e cada um deles é acompanhado de dois mergulhadores, que os irão seguir e ajudar a percorrer o restante caminho a pé.
O grande problema, neste momento, são as chuvas que, de repente, podem ter que altera a estratégia de resgate. Esta manhã, a operação foi retomada e as condições climáticas parecem estar favoráveis, para a retirada de, pelo menos, mais 3 crianças.
A rápida resposta de Elon Musk
Elon Musk, há já uns dias, revelou que já estaria em contacto com as autoridades tailandesas para fornecer ajuda através das suas tecnologias e conhecimentos, com o envio de peritos tanto da SpaceX, como da Boring Company. A sua ajuda poderia passar pela escavação de um túnel até ao local onde se encontra o grupo, ou através da colocação de uma manga para que as crianças atravessassem a parte que implica mergulho de forma mais segura.
Entretanto, o desenvolvimento de uma cápsula submarina foi iniciado e os primeiros testes revelaram-se um sucesso.
Simulating maneuvering through a narrow passage pic.twitter.com/2z01Ut3vxJ
— Elon Musk (@elonmusk) July 9, 2018
A ideia passou por adaptar a tecnologia já existente em algo prático à situação, tendo sido assim transformado um tubo de transferência de oxigénio líquido de um foguete do Falcon da SpaceX, num submarino leve e estreito para atravessar a caverna.
Dentro desta cápsula, cabe um homem de estatura média com os braços cruzados (tendo 31 cm de diâmetro), que pode ser transportado com auxílio de dois mergulhadores, de forma segura dentro de água.
— Elon Musk (@elonmusk) July 8, 2018
Um conceito para o futuro
Sabe-se, pelas autoridades tailandesas, que em muitos locais da gruta, há a necessidade de rastejar e de contorcer o corpo de forma a atravessar o percurso e nestes casos a cápsula submarina de Musk poderia ser um problema. No entanto, poderá ajudar noutras partes do percurso, principalmente se os níveis da água subirem consideravelmente.
No entanto, mesmo que esta solução não venha a ser necessária, Musk poderá ter dado início a uma nova solução adaptada ao resgate submarino com esta cápsula.