Pplware

Stephen Hawking pensa saber o que existia antes do Big Bang

Apesar de já termos descoberto imenso sobre o Universo, ainda existem muitas perguntas sem resposta e muitas teorias que até podem andar muito perto da verdade, mas que ainda não conseguimos provar completamente.

De onde é que viemos? Se dantes havia nada, de onde é que surgiu tudo o que hoje vemos, tocamos e questionamos? Esta semana, Stephen Hawking respondeu a uma das perguntas que todos nós fazemos: O que é que havia antes do Big Bang?


O Big Bang que começou tudo…

Sempre que cientistas falam acerca da origem do Universo, ouvimos sempre a mesma coisa… “Tudo começou com o Big Bang”. E a partir daí o Universo evoluiu. Formaram-se as partículas subatómicas, os átomos, as moléculas, as estrelas, os planetas e neste momento o Universo está a expandir.

Sim, foi tudo maravilhoso e se tal não tivesse acontecido, neste momento, não estaria a ler este artigo. Mas Stephen Hawking, aquele que é considerado por muitos o homem mais inteligente vivo, falou sobre o assunto e a explicação, segundo o físico teórico, não é tão complicada como isso.

À conversa com Neil deGrasse Tyson, Stephen Hawking tentou explicar o que existia antes do Big Bang e a resposta é: NADA.

 

Não havia nada antes do Big Bang…

É um bocado desconcertante mas, de certa forma, captura também a beleza da ciência que tantas vezes nos deixa perplexos.

Segundo explica Stephen Hawking, de acordo com a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, o espaço e o tempo conjugados, formam aquilo a que o físico chamou de “espaço-tempo” continuum, que não é plano, mas sim curvado por toda a matéria e energia que nele existe.

Mais especificamente, as equações de Einstein preveem que no instante inicial do Universo, toda a matéria e energia estavam comprimidas num ponto extremamente pequeno. No entanto, estas equações não fazem a ligação entre o que existia antes ou depois do Big Bang.

Para descrever o início do Universo, Hawking adota uma aproximação Euclidiana (aplicada sobre planos e objetos em 3 dimensões) à gravidade quântica. Deste modo, o tempo real e que todos conhecemos é substituído por um tempo imaginário. Isto permite que, ao aplicar uma apoximação Euclidiana ao tempo imaginário, possamos falar numa superfície curva, semelhante à superfície da Terra, mas em quatro dimensões.

Imaginary time is a new dimension, at right angles to ordinary, real time.

Stephen Hawking

 

Agora, explicando de uma forma que todos nós, meros mortais entendam, aquilo que Stephen Hawking faz é ligar o espaço-tempo a uma esfera. Uma esfera não tem início nem fim, simplesmente existe. Assim, podemos pensar no tempo imaginário de Hawking com algo que tem início no Polo Sul do planeta Terra e que é um ponto regular do espaço-tempo onde todas as leis da física coexistem. Portanto, se não existe nada para lá do Polo Sul, também não existia nada antes do Big Bang.

Assim, a ideia é: o Universo não existia, depois passou a existir e ainda existe… No fundo, Hawking não acredita que o tempo existia antes do Big Bang e, como as equações de Einstein não explicam o que aconteceu antes do início da expansão, o Universo deverá ter-se materializado a partir do nada.

 

Conclusão

Tentar perceber a ideia na totalidade não é nada fácil. Talvez até, quem sabe, seja impossível para o Ser Humano perceber completamente os acontecimentos que originaram o Universo.

Dia após dia a ciência e as pessoas que dedicam a sua vida a ela continuam a maravilhar-nos com as suas ideias. Ideias são, talvez, uma das características mais importantes do Ser Humano e fazem-nos querer ir mais longe.


Leia também:

Exit mobile version