Todos os que acompanham a SpaceX e a sua Starship sabiam que os primeiros testes desta nave estavam a chegar. Faltava apenas uma autorização da FAA para que tudo pudesse acontecer. Essa autorização chegou agora e tudo fica pronto para este primeiro teste, que até já tem data programada.
Chegou a tão esperada autorização
Há já algum tempo que a SpaceX tem tudo preparado para o primeiro teste orbital da Starship. Este estava a ser preparado de forma muito minuciosa, tendo apenas uma autorização em falta, essencial para este primeiro passo.
Essa autorização parecia demorar a chegar, mas finalmente a FAA (Administração Federal de Aviação) parece ter dado o seu parecer positivo. Assim, e com esta nova autorização, a SpaceX pode finalmente iniciar os novos testes com a Starship.
Targeting as soon as Monday, April 17 for the first flight test of a fully integrated Starship and Super Heavy rocket from Starbase in Texas → https://t.co/bJFjLCiTbK pic.twitter.com/Ry25Uuvknh
— SpaceX (@SpaceX) April 14, 2023
Voo orbital da Starship pode acontecer
Do que a SpaceX anunciou há poucas horas, esta autorização agora emitida abre as portas para novos voos da Starship. A empresa tem já todos os requisitos prontos, tendo inclusive já uma data para realizar o primeiro teste orbital da sua nave espacial.
Do que revelou, estes devem acontecer já na próxima segunda-feira, dia 17 de abril. Os planos preveem que tudo aconteça pelas 7:00 a.m. CT (13:00 em Lisboa). A janela de oportunidade deste voo será de 150 minutos. Espera-se que neste bloco de tempo o teste aconteça.
— Elon Musk (@elonmusk) April 15, 2023
SpaceX pode assim realizar o seu teste
A SpaceX já concluiu vários testes de voo suborbital do estágio superior da Starship. Quer agora avançar e, segundo a SpaceX, num teste como este, o sucesso é medido pelo quanto vão poder aprender, o que informará e melhorará a probabilidade de sucesso no futuro, à medida que avançam no desenvolvimento da Starship.
A Starship é um sistema de transporte totalmente reutilizável projetado para transportar tripulação e carga para a órbita da Terra. Vai ainda ajudar a humanidade a regressar à Lua e viajar para Marte e além. Este teste que vai acontecer agora é um dos passos mais importantes no seu desenvolvimento.