A missão Polaris Dawn já foi lançada! O objetivo principal passa por efetuar o primeiro passeio espacial da SpaceX, que é uma empresa privada.
A missão Polaris Dawn da SpaceX foi lançada, esta terça-feira, a partir da Flórida, num foguetão Falcon 9, que transportou a cápsula Dragon “Resilience” para a órbita da Terra.
Esta é a primeira de três missões, compradas pelo bilionário e fundador da Shift4, Jared Isaacman, à SpaceX em 2022 para o seu esforço de voo espacial humano conhecido como Programa Polaris.
The @PolarisProgram astronaut mission is headed for an altitude 3 times higher than the Space Station, the furthest that humans have been from Earth in over half a century! pic.twitter.com/lYgsA5vMGk
— Elon Musk (@elonmusk) September 10, 2024
A missão procurará introduzir as empresas privadas aos passeios espaciais. Afinal, apesar de as atividades extraveiculares (em inglês, EVA) serem uma parte regular das missões dos astronautas das agências dos governos, nenhuma empresa privada tentou realizar uma EVA antes.
Prevê-se que esta da SpaceX dure cerca de duas horas.
Além do passeio espacial privado, a Polaris Dawn planeia realizar cerca de 40 experiências científicas e de investigação.
Jared Isaacman, que também liderou o histórico voo Inspiration4 em 2021, está a comandar a missão, orientando uma tripulação de quatro pessoas, na qual se incluem as duas primeiras funcionárias da SpaceX a ir para o espaço, Anna Menon e Sarah Gillis.
Depois de vários adiamentos, a Polaris Dawn é a 14.ª missão tripulada da SpaceX até à data, e o seu quinto voo espacial humano privado.
Veja o lançamento:
Watch live as Falcon 9 launches the @PolarisProgram’s Polaris Dawn crew on a multi-day mission orbiting Earth https://t.co/u1KqQx5AFr
— SpaceX (@SpaceX) September 10, 2024