Após a União Soviética, os Estados Unidos e a China, a Índia queria ser a quarta nação do mundo a conseguir pousar um aparelho na lua.
No entanto, no decorrer da missão Chandrayaan 2, da qual faz parte a sonda Vikram, a agência espacial indiana anunciou que perdeu o contacto com a sua sonda espacial quando esta se preparava para alunar.
Mais uma vez, uma tentativa de alunar não correu conforme o previsto. Segundo o presidente da agência espacial indiana “A descida da sonda Vikram estava a decorrer conforme previsto”. No entanto, a comunicação entre a sonda e a Terra foi perdida.
Sonda espacial Vikram deixou de comunicar
A nave espacial indiana Vikram, que faz parte da missão Chandrayaan 2, foi lançada do Centro Espacial Satish Dhawan, na Índia a 22 de julho. A missão também inclui um orbitador (nave espacial orbital) e um veículo espacial de seis rodas (rover) chamado Pragyan, que foi transportado dentro da sonda.
Toda a missão estava a decorrer tal como planeado, mas quando a sonda se aproximou da superfície, a apenas 2,1 km acima do solo, tudo se complicou. A sonda perdeu a comunicação com a Terra e pode não ter conseguido desacelerar o suficiente para pousar em segurança. A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) está a analisar os dados para determinar exatamente o que aconteceu.
Apesar do insucesso, o presidente da Índia, Narendra Modi deu os parabéns aos cientistas e sublinhou que o país está orgulhoso. A mensagem foi deixada na rede social twitter.
India is proud of our scientists! They’ve given their best and have always made India proud. These are moments to be courageous, and courageous we will be!
Chairman @isro gave updates on Chandrayaan-2. We remain hopeful and will continue working hard on our space programme.
— Narendra Modi (@narendramodi) September 6, 2019
Se o pouso tivesse sido bem-sucedido, a Índia seria a quarta nação a pousar na Lua depois da União Soviética, dos EUA e da China. De referir também que esta seria a primeira sonda a pousar no polo sul lunar, uma zona totalmente inexplorada.
A descida estava prevista para a 1h00 ou 2h00 desta madrugada deste sábado. A alunagem na superfície lunar aconteceria meia-hora mais tarde, entre a 1h30 e as 2h30.