Pplware

Falhou! Agência indiana perde contacto com sonda Vikram antes da alunagem

Após a União Soviética, os Estados Unidos e a China, a Índia queria ser a quarta nação do mundo a conseguir pousar um aparelho na lua.

No entanto, no decorrer da missão Chandrayaan 2, da qual faz parte a sonda Vikram, a agência espacial indiana anunciou que perdeu o contacto com a sua sonda espacial quando esta se preparava para alunar.


Mais uma vez, uma tentativa de alunar não correu conforme o previsto. Segundo o presidente da agência espacial indiana “A descida da sonda Vikram estava a decorrer conforme previsto”. No entanto, a comunicação entre a sonda e a Terra foi perdida.

Sonda espacial Vikram deixou de comunicar

A nave espacial indiana Vikram, que faz parte da missão Chandrayaan 2, foi lançada do Centro Espacial Satish Dhawan, na Índia a 22 de julho. A missão também inclui um orbitador (nave espacial orbital) e um veículo espacial de seis rodas (rover) chamado Pragyan, que foi transportado dentro da sonda.

Toda a missão estava a decorrer tal como planeado, mas quando a sonda se aproximou da superfície, a apenas 2,1 km acima do solo, tudo se complicou. A sonda perdeu a comunicação com a Terra e pode não ter conseguido desacelerar o suficiente para pousar em segurança. A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) está a analisar os dados para determinar exatamente o que aconteceu.

Apesar do insucesso, o presidente da Índia, Narendra Modi deu os parabéns aos cientistas e sublinhou que o país está orgulhoso. A mensagem foi deixada na rede social twitter.

Se o pouso tivesse sido bem-sucedido, a Índia seria a quarta nação a pousar na Lua depois da União Soviética, dos EUA e da China. De referir também que esta seria a primeira sonda a pousar no polo sul lunar, uma zona totalmente inexplorada.

A descida estava prevista para a 1h00 ou 2h00 desta madrugada deste sábado. A alunagem na superfície lunar aconteceria meia-hora mais tarde, entre a 1h30 e as 2h30.

Exit mobile version