Pplware

Sinal ‘alienígena’ recebido por telescópio chinês provavelmente é uma interferência de rádio

Há alguns dias, o jornal do Ministério da Ciência e Tecnologia da China, Science and Technology Daily, anunciou ter captado um sinal que potencialmente seria ‘alienígena’. Contudo, um investigador ligado ao projeto veio dizer que o sinal detetado pelo telescópio chinês Sky Eye e originalmente relatado como possível evidência de inteligência extraterrestre é quase de certeza de origem humana.

Sky Eye, que é oficialmente conhecido como o Five-hundred-metre Aperture Spherical Radio Telescope (Telescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros) ou FAST, é o maior e mais sensível radiotelescópio de prato único do mundo.


Telescópio chinês: “Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias.”

Esta frase, da autoria de Carl Sagan, é o padrão que os astrónomos usam face a um curioso sinal, capturado com o telescópio “Sky Eye” da China, potencialmente transmitido a partir de tecnologia alienígena.

O sinal foi anunciado esta semana pelo jornal Science and Technology Daily, que disse ter detetado “possíveis vestígios tecnológicos de civilizações extraterrestres”. No entanto, o investigador Dan Werthimer, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, disse à Live Science que os sinais são “de interferência de rádio [humana], e não de extraterrestres”.

O FAST é um enorme telescópio terrestre que é extremamente sensível e capta sinais de rádio de diferentes pontos do céu.  É usado para investigações em SETI (procura por inteligência extraterrestre) tentando identificar assinaturas técnicas, sinais que seriam produzidos pela tecnologia de civilizações distantes.

Este telescópio é dedicado à procura de provas das tais assinaturas técnicas, mas há dificuldades resultantes do facto de ser tão sensível. O investigador do SETI Danny Price da Universidade de Curtin, que não estava envolvido na investigação FAST, explicou que, por ser tão sensível, o FAST capta sinais de muitas fontes e é propenso a detetar interferências radioeléctricas.

Segundo este especialistas, as pessoas devem “ficar intrigadas, mas não devem ficar muito excitadas” quando ouvirem algo sobre possíveis sinais de civilizações alienígenas.

Telescópio chinês poderá trazer novas evidências

O sinal detetado pelo FAST tinha sido de particular interesse porque estava numa banda estreita, o que é invulgar a partir de fontes naturais. Mas um dos investigadores chineses, Tong-Jie Zhang, também advertiu na publicação Science and Technology Daily que a possibilidade de o sinal que detetaram ser uma interferência radioelétrica era “muito elevada”.

Isto porque há tantos sinais de rádio emitidos na Terra que é muito difícil evitá-los a todos.

O grande problema, e o problema neste caso particular, é que estamos à procura de sinais de extraterrestres, mas o que encontramos é um zilião de sinais de extraterrestres. São sinais muito fracos, mas os recetores criogénicos nos telescópios são super sensíveis e podem captar sinais de telemóveis, televisão, radar e satélites – e há cada vez mais satélites no céu todos os dias.

Referiu disse Werthimer à Live Science.

Portanto, os chineses continuam de “ouvido em bico” à procura de sinais extraterrestres que, um dia, poderão ser efetivamente alienígenas. É preciso é ter “provas extraordinárias”.

 

Exit mobile version