Pplware

Robô Curiosity aterra com sucesso no planeta Marte

Eram 06h31 (hora portuguesa)  quando o Robô Curiosity, enviado pela NASA aterrou com sucesso no planeta Marte após mais de oito meses de viagem.

A satisfação por parte dos membros da missão de controlo era enorme,  depois dos sete minutos finais  que foram de grande expectativa e nervosismo. A missão do Curiosity, que durará cerca de dois anos, será para procurar vestígios de vida no planeta vermelho.

O Robô Curiosity é um robô andante, com seis rodas, com vários instrumentos científicos como, por exemplo, mastro com câmaras de alta definição, lasers, sensores para analisar o ambiente e verificar a presença de moléculas de metano, um gás frequentemente ligado à presença de vida. Em termos de dimensões, o  Curiosity tem três metros de comprimento, 2,8 m de largura e 2,1 m de altura e é alimentado por um gerador nuclear. O robô tem um peso que ronda os 900Kg e tem ainda um braço mecânico para realização de experiências e facilitar a interação com os mais diversos objectos que possam aparecer.

Tem 500.000 linhas de Cod3, a configuração de 6 veículos, 76 aparelhos pirotécnicos e zero margem de erro.

Charles Bolden, administrador da NASA referiu que…”Hoje, as rodas de curiosidade começaram a desbravar a trilha de pegadas humanas em Marte.

Curiosidade, o veículo mais sofisticado alguma vez construído, está agora na superfície do planeta vermelho, onde vai responder a antigas questões, como sse já existiu vida em Marte – ou se o planeta pode sustentar a vida no futuro “.

O Curiosity enviou, entretanto um fotografia, do solo rochoso que se encontrava a sua frente (várias fotos aqui). Esta missão foi caracterizada como “absolutamente crucial” uma vez que terá como principal objectivo determinar se o ser humano está sozinho no Universo.

Barack  Obama veio também já referir via comunicado (ver aqui)  que “a aterragem do Robô Curiosity será lembrado como um marco de orgulho nacional no futuro”.

O projeto Curiosity, que custou 2,5 mil milhões de dólares, é a primeira missão de astrobiologia da NASA desde a década de 1970.


Homepage: Nasa

Exit mobile version