Já é uma certeza que a utilização de bons painéis solares combinada com um bom isolamento, permite poupança, conforto e sustentabilidade. Nesse sentido, nasceu o Be-Smart, um projeto de investigação da UE que visa reforçar a expansão dos edifícios fotovoltaicos integrados, reduzindo os custos em 75%.
Este sistema de painéis solares tratará grandes vantagens no futuro dos edifícios.
Painéis Solares inovadores – gerar mais energia e isolamento
A Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) é responsável pelo projeto Be-Smart. Além desta escola, estão ainda envolvidos 15 parceiros, incluindo institutos europeus de investigação, empresas de construção e arquitetos.
O consórcio de investigação procura projetar painéis solares multifuncionais que embelezem as fachadas dos edifícios e que também possam ser usados para isolamento ou insonorização. Desta forma, os painéis solares integrados fornecem calor e eletricidade do próprio edifício.
Quando o ar é usado como meio de recuperação de calor, a energia térmica pode ser usada desde que seja em aplicações de baixa temperatura. Assim, os painéis teriam duas funções. A primeira faria parte da estrutura do edifício e a segunda seria uma fonte de energia limpa.
Custo dos Painéis Solares Integrados
A primeira premissa é que, se forem utilizados como materiais de construção, é necessária uma redução drástica no custo dos painéis solares. Desta forma, serão criadas condições de produção competitivas.
A tecnologia fotovoltaica em estudo está a ser desenvolvida com materiais que podem garantir uma vida útil de 30 a 50 anos, uma vez que serão integrados nos edifícios.
Vantagens dos painéis multifuncionais
São muitos os benefícios apontados. Contudo, há alguns que se destacam e são argumento de viragem no que toca a este segmento.
- Geração e armazenamento de energia elétrica limpa após a construção do edifício;
- Maior sustentabilidade para as cidades;
- Utilização de um material de construção com retorno sobre o investimento;
- Melhor qualidade de vida para os cidadãos;
- Os proprietários dos edifícios vão reduzir as suas contas de eletricidade.
Então onde pode ser colocada a tecnologia fotovoltaica integrada?
Além das vantagens de utilização, há muitos outros benefícios que advêm da aplicação em construção. Assim, este tipo de combinado tecnológico pode ser aplicado em telhados (claraboias ou telhas), fachadas (janelas, revestimentos e paredes) e mesmo em sistemas externos integrados no edifício (p. ex., corrimões de varanda ou métodos de proteção).
Cada vez há mais projetos de construção a adicionar o uso de fachadas fotovoltaicas, em boa parte graças a este tipo de iniciativas. Apesar de já se usar, com esta tecnologia inovadora do EPFL e CSEM, o incremento poderá ser muito maior.
Conforme podemos ver, na Suíça, mais de 10.000 telhados já foram construídos desta forma. Usam painéis solares inovadores disponíveis em várias formas e cores. No entanto, a adoção desta solução é lenta, especialmente porque, atualmente, aumenta os custos de construção.