Pplware

É hoje! Saiba tudo acerca do lançamento do Falcon Heavy

Elon Musk criou a SpaceX em 2002 com o objetivo de revolucionar a tecnologia Espacial e, principalmente, permitir que o ser humano se torne numa espécie multiplanetária. Apesar de no início ter existido uma série de contratempos no que diz respeito aos lançamentos, a empresa de Musk é agora uma das maiores do ramo Espacial a nível mundial e espera-se que este ano seja responsável por cerca de 50% das missões realizadas.

Hoje é o dia pelo qual temos esperado ansiosamente: A SpaceX irá efetuar o primeiro lançamento de sempre do Falcon Heavy e nós estaremos a acompanhar tudo!


Um dia histórico para a SpaceX

Durante quase 16 anos a tentar mover os limites da raça humana para a frente, nem sempre as coisas correram como planeado. Foram muitas adversidades que tiveram que ser ultrapassadas pela equipa da SpaceX.

Com 3 aterragens do Falcon 9 falhadas e depois de garantir que ao fim de 3 falhanços acabava com a empresa, Elon Musk foi capaz de juntar dinheiro para um quarto lançamento que correu bem e que garantiu à SpaceX um contrato multimilionário com a NASA.

Aproximadamente 7 anos depois de Elon Musk ter anunciado que a empresa estava a desenvolver um foguetão chamado Falcon Heavy, este veículo Espacial está finalmente pronto e será lançado hoje às 18h30 (horário de Portugal continental) a partir da plataforma de lançamento 39A do Kennedy Space Center, localizado em Cape Canaveral, na Florida.

Esta é uma plataforma de lançamento histórica, tendo sido utilizada para o lançamento da missão Apollo 11 para a Lua.


Falcon Heavy: O foguetão mais poderoso do Mundo

O Falcon Heavy (heavy = pesado) é o mais avançado e poderoso foguetão operacional construído pelo Homem. Tem cerca de 70 metros de altura e pesa quase 1.5 milhões de quilos sem carga.

Este veículo Espacial consiste em três boosters de Falcon 9 juntos, o que lhe atribui imensa força de lançamento. Além disso, dado que cada booster Falcon 9 possuí 9 motores Merlin principais, no total existem 27 motores que, com toda a sua força, irão mandar o Falcon Heavy até ao espaço.

Com tudo isto, o Falcon Heavy é capaz de transportar cerca de 63 mil quilogramas de carga até à orbita da Terra.

Depois da separação dos boosters, os dois boosters laterais deverão aterrar nas zonas de aterragem 1 e 2 da SpaceX em Cape Canaveral. O booster central do Falcon Heavy deverá aterrar na plataforma de aterragem chamada “Of course I still love you” que se encontra no Oceano Atlântico.


Muita coisa pode correr mal…

Em várias ocasiões, Elon Musk avisou que existe muita coisa que pode correr mal no lançamento do Falcon Heavy. A primeira vez que isso aconteceu foi numa conferência em Washington D.C.

Existe muita coisa que pode correr mal. De qualquer das formas será bastante excitante de certeza.

Uma enorme adrenalina deste lançamento está certamente assegurada. Das duas uma: ou o lançamento corre na perfeição e assistimos a um magnífico momento na história da humanidade ou assistimos a uma “magnífica” explosão.

De acordo com Elon Musk, o Falcon Heavy tornou-se num projeto muito mais difícil de concretizar do que aquilo que inicialmente era esperado. Apesar de consistir em três boosters de Falcon 9, com o Falcon Heavy tudo muda. A pressão exercida no veículo muda drasticamente, levantando problemas relacionados com a vibração. Além disso, toda a aerodinâmica do foguetão muda.

Uma das maiores preocupações do CEO da SpaceX é a forma como os boosters se irão comportar estando lado a lado.


Tesla Roadster vai para o Espaço

Acima de tudo, esta é uma missão de demonstração que tem como objetivo verificar se o Falcon Heavy consegue enviar carga para órbita. Qualquer tipo de carga.

Desta vez, Elon Musk conseguiu surpreender, e de que maneira. O CEO da SpaceX vai enviar um Tesla Roadster para o Espaço com um boneco sentado no lugar do condutor e vestido com um fato Espacial da SpaceX.

E esta é, sem dúvida, uma das partes mais excitantes deste lançamento.

Elon Musk espera que o seu carro circule numa órbita elíptica à volta do Sol e entre a Terra e Marte, também chamada de órbita de transferência de Hohmann. Assim, esta é uma órbita de baixa energia, ou seja, requer pouca energia para colocar algo em órbita a partir da Terra. E esta decisão faz todo o sentido, dado que é o primeiro lançamento. Isto singnifca que o Tesla Roadster andará a “passear” entre a Terra e Marte, dando voltas ao Sol, durante milhões e milhões de anos.

Enquanto tudo isto acontece, o Roadster deverá tocar a música “Space Oddity” de David Bowie. No porta luvas do carro estará uma cópia do livro “À boleia pela Galáxia” (um dos livros favoritos de Elon Musk), uma toalha e uma placa a dizer “Don’t panic”.

Serão ainda colocadas no carro 3 câmaras que deverão capturar algumas imagens épicas.


Porque é que tudo isto é importante?

É muito provável que a Humanidade não sobreviva mais um século no planeta Terra sem algumas alterações serem efetuadas. Cada vez mais a população do Planeta aumenta, estamos a fazer muito pouco para travar o aquecimento global e o risco de uma catástrofe natural é cada vez maior. O planeta está a mudar e a culpa é nossa.

A única solução passa por espalhar a raça humana pelo Espaço, de modo a que se torne numa espécie multiplanetária. Para isso, precisamos de veículos capazes e de começar a preparar a nossa eventual partida. É óbvio que o futuro do Ser Humano é entre as estrelas.

E é aqui que entra Elon Musk e a SpaceX. Utilizando um foguetão poderoso como o Falcon Heavy, garantimos que somos capazes de transportar grandes quantidades de carga para o Espaço. Além disso, precisamos de ser capazes de reutilizar o hardware (cada foguetão custa milhões de dólares) e de desenvolver ótimas técnicas de aterragem.

O Falcon Heavy pode ser usado para missões lunares como, por exemplo, envio de carga e habitats. Pode ser utilizado para missões tripuladas para a Lua e para Marte utilizando reabastecimento em órbita. Mas, como diz Elon Musk, o melhor é deixar isso para o programa BFR.

E se o lançamento falhar?

Bem… Caso isso aconteça, Elon Musk e a sua equipa tentarão perceber o que correu mal e tentar novamente. Musk não se deixa vencer facilmente e o falhanço nunca o intimidou. Se este é um objetivo a cumprir, então a SpaceX irá conseguir.

De qualquer modo, irá certamente manchar a reputação da SpaceX que já é uma referência no que toca a missões Espaciais.

Além do Tesla Roadster que se vai perder…


Onde pode ver o lançamento?

Certamente não vai querer perder o lançamento do Falcon Heavy. Poderá assistir em direto através do vídeo que se encontra abaixo.

Estamos a torcer pelo sucesso da missão!

Boldly go, Falcon Heavy!


Em atualização

Elon Musk acabou agora de confirmar através do seu Twitter (16h de Portugal continental) que não existe nenhum imprevisto e que está tudo apostos para o lançamento do Falcon Heavy.

Novamente através do Twitter (16h e 40min de Portugal continental), Elon Musk partilhou com os seguidores o perfil de voo do Falcon Heavy.

Devido a ventos fortes detetados na parte superior da atmosfera o lançamento do Falcon Heavy foi adiado para as 19h e 20 min (Portugal continental).

Devido à continuação da presença de ventos fortes o lançamento foi adiado para as 20h 45mins (horário de Portugal continental)

A SpaceX utilizou agora o seu Twitter (19h 46mins) para confirmar que o lançamento do Falcon Heavy vai mesmo acontecer daqui a uma hora. O direto do lançamento deverá começar dentro de 40 minutos.

Começou agora mesmo (20h 23mins) o direto do lançamento.


Leia também:

Exit mobile version