As alterações climáticas têm mostrado um futuro preocupante para os anos vindouros. As secas são um dos problemas que já se fazem sentir em todo o mundo, havendo países com casos de seca extrema prolongada. Portugal, no ano passado, passou por uma seca que atingiu grande parte do território.
Havendo uma drástica diminuição das reservas de água, existe uma solução que passa por retirar do mar água salgada e transformar a mesma em água potável. O processo que é usado é ainda muito caro. Contudo, começam a aparecer alternativas, como por exemplo o HELIO.
HELIO é um sistema para a produção de água potável a partir de água do mar ou qualquer tipo de água não potável, que é usada apenas com energia renovável disponível no local.
Este sistema é económico, rápido de instalar e adapta-se às suas necessidades. Com a falta de água potável um pouco por todo o mundo, o sistema HELIO pode ser uma das melhores soluções de produção de água potável que combina simplicidade e acessibilidade para todos.
HELIO, água limpa para todos
Atualmente existem 2,1 mil milhões de pessoas em todo o mundo que não têm acesso à água limpa nas suas casas, segundo dados da UNICEF. Este cenário traduz-se num sério perigo para a saúde, tornando-se na principal causa de mortalidade em todo o mundo.
Para resolver este problema, Thierry Carlin, CEO da Marine Tech, inventou o HELIO, um sistema pragmático e sustentável que produz água potável a partir de todos os tipos de água considerados inseguros para consumo humano, em qualquer parte do mundo e com custo mínimo.
Princípios básicos da química
O sistema conta com esferas de vidro transparentes, naturalmente aquecidas pelo sol a temperaturas acima de 100° C. Este processo tem como função separar as bactérias da água potável. A sua única fonte de energia é um painel solar que alimenta a bomba que preenche a esfera.
O sistema adapta-se a todos os tipos de cursos de água que consistem em água não potável (mares, lagos, rios, lagoas). Cada esfera pode produzir até 10 litros de água por dia, o que equivale às necessidades de água potável de uma família de cinco pessoas. Tem uma vida útil mínima de 30 anos.
Uso universal
O HELIO é um sistema autónomo e descentralizado, é barato o que permite ser facilmente instalado em áreas sem infraestrutura de água e em áreas afetadas por desastres naturais rapidamente.
Teste piloto em Saint-Raphaël.
Foram necessários três anos de investigação e desenvolvimento para projetar o sistema, que foi testado em Saint-Raphaël de setembro a dezembro de 2017, usando uma área piloto. Esta experiência em escala poderá satisfazer as necessidades de 25-35 pessoas por si só, garantindo um custo inferior a um litro de água mineral.
Para mais informação visite o prospecto do projeto