Desde que foi declarado o estado de Pandemia que têm sido várias as campanhas negacionistas que circulam pela internet. A mais recente, é uma campanha misteriosa que visa desacreditar a vacina da Pfizer.
Segundo o que se sabe, esta campanha terá como origem uma agência de comunicação.
Foram vários os influencers que revelaram terem sido contactados para fazer parte de uma campanha para desacreditar a vacina da Pfizer. Hoje, o ministro da Saúde de França, Olivier Véran, referiu que se trata de uma ação “miserável” e “irresponsável”.
Não sei de onde vem, não sei se vem de França ou do exterior. É miserável, perigoso, irresponsável e não funciona.
Olivier Véran reforça, no entanto, que esta ação não fará os “franceses virarem as costas à vacinação”.
Segundo o que foi revelado, os influencers que têm mais de um milhão e meio de seguidores no YouTube, explicaram que receberam um e-mail de uma agência de comunicação alegadamente sediada no Reino Unido, oferecendo-lhes uma “parceria”. Diziam atuar em nome de um cliente com um “colossal orçamento” que desejava manter o anonimato.
Leo Grasset, um entusiasta da ciência que tem 1,17 milhão de subscritores no seu canal no YouTube, referiu que…
É estranho. Recebi uma proposta de parceria que consiste em destruir em vídeo a vacina da Pfizer
Incrível. O endereço da agência de Londres que me contactou é falso. Nunca existiram instalações lá, é um centro de laser estético! Todos os funcionários têm perfis suspeitos no LinkedIn … que desapareceram esta manhã. Todo a gente já trabalhou antes na Rússia
Un article de Numerama est sorti et des journalistes d’investigation sont dessus. J’imagine que la @dgccrf doit s’intéresser à tout ça et j’ai le sentiment que c’est probablement plus large que juste une campagne franco-française. Si vous en savez plus ⤵️https://t.co/6hc0UJT1yg
— Léo Grasset (@dirtybiology) May 24, 2021
Questionado sobre a possibilidade desta campanha vir da Rússia, o ministro da Saúde de França referiu. “Não sei, não me permitiria misturar hipóteses”.
Na passada terça-feira, o youtuber alemão Mirko Drotschmann, com cerca de 1,5 milhão de seguidores, explicou que tinha recebido uma proposta semelhante. “Posso confirmar que é da mesma agência. Fiquei surpreendido com o pedido”, disse.