Pplware

FRB 190520: Sinal de rádio misterioso foi detetado por astrónomos

No mundo ainda há muita coisa por descobrir e outras envolvem-se em mistério. Segundo revelações feitas por um grupo de astrónomos, foi detetado um sinal de rádio misterioso e invulgar descoberto a três mil milhões de anos-luz da Terra.

Através de novas e intensivas observações, os astrónomos verificaram que o objeto estava a lançar explosões de ondas de rádio frequentes e repetidas.


FRB 190520: explosões de ondas de rádio são frequentes e repetidas

Segundo uma investigação publicada na passada quarta-feira na revista científica Nature, o objeto cósmico detetado é totalmente diferente quando comparado com descobertas semelhantes em outras galáxias, pois as explosões de ondas de rádio são frequentes e repetidas.

Este tipo de explosões, também designadas de Fast Radio Bursts, são rajadas de ondas de rádio de milissegundos no espaço. Já foram rastreadas várias explosões de rádio, mas os especialistas ainda precisam de determinar a sua causa real. Os resultados deste estudo foram agora divulgados, mas as investigações começaram no passado.

O objeto, o que foi designado de objeto de FRB 190520, lançou uma explosão de ondas de rádio a 20 de maio de 2019. Com o Radiotelescópio Esférico com Abertura de quinhentos metros, na China, os investigadores descobriram a explosão em novembro de 2019.

Já em 2020, a equipa de investigadores usou o telescópio Karl G. Jansky Very Large Array da National Science Foundation para identificar a origem da explosão.

Atualmente, sabe-se que as explosões se repetem menos de cinco por cento das centenas de explosões de rádio rápidas identificadas e apenas algumas delas estão regularmente ativas. O FRB 190520 é o único objeto persistentemente ativo, o que significa que nunca “desligou” desde que foi descoberto.

Leia também…

Exit mobile version