Há um foguetão que pode ter uma reentrada descontrolada na Terra. Nos últimos meses temos ouvido falar, com mais frequência, de alguns projetos que estão a decorrer à escala mundial cujo objetivo é explorar o Universo e não só. Cada vez há mais satélites em órbita e, apesar de todas as mais valias, também há alguns riscos.
De acordo com algumas informações, um foguetão chinês de 21 toneladas está a cair em direção à Terra de forma descontrolada e os especialistas alertam que há a possibilidade de os destroços do objeto atingirem várias cidades.
Foguetão chinês de 21 toneladas pode cair em área urbana
De acordo com uma notícia que está a ser avançada pela TVI, os destroços de um foguetão chinês com 21 toneladas e mais de 30 metros de altura podem atingir uma área urbana entre Nova Iorque e a Nova Zelândia.
Este foguetão foi usado para colocar em órbita o módulo Tianhe da nova estação espacial chinesa. De relembrar também que este foguetão chinês (o Long March 5B) descolou no dia 29 de abril da Terra.
A missão tem sido um sucesso, mas os especialistas alertam agora que este foguetão deverá reentrar de forma descontrolada na Terra nos próximos dias. Caso venha a acontecer, este será um dos maiores casos de sempre de uma reentrada descontrolada de uma aeronave espacial na Terra.
O incidente está a gerar uma onda de críticas por parte de especialistas e apaixonados por exploração espacial, que sublinham que, pelos atuais padrões de qualidade, esta situação é “inaceitável”.
Caso aconteça o que está previsto, esta não será a primeira vez que acontece algo do género. Em 1991, a aeronave russa Salyut 7, com 39 toneladas, caiu na Argentina de forma descontrolada.
O recorde da maior reentrada descontrolada pertence aos Estados Unidos da América, quando a estação Skylab, de 79 toneladas, despenhou-se, largando um rasto de detritos entre o oceano Índico e a Austrália.