Este será o primeiro eclipse lunar total do ano de 2019. Iremos ser brindados com uma Superlua de Sangue visível na Europa, América do Norte, América do Sul e África.
Se dá uma especial atenção a estes fenómenos da natureza, então esteja atento. Madrugada do dia 21 de janeiro teremos um Eclipse lunar total.
Em Portugal o Eclipse lunar total acontecerá na passagem da madrugada deste próximo domingo para a segunda-feira, dia 21 de janeiro. Estará visível entre as 03h00 e as 07h00.
Poderá ser visto no nosso país, mas também nalguns outros pontos da Europa, como o Reino Unido ou a Espanha. Será possível ver um eclipse total da Lua e esta é a última hipótese para ver este fenómeno (nesta disposição dos astros) até 2029.
Um ano depois voltamos a ver uma Superlua
Em janeiro de 2018 este tipo de acontecimentos foi bastante popular pela sua quantidade e qualidade de imagens do nosso satélite natural, conforme podemos acompanhar. Espetáculo onde se juntou uma SuperLua azul com eclipse e Lua de sangue, uma coincidência que não acontecia há 150 anos.
Vem aí a Lua de Sangue de Lobo
Este ano temos um eclipse lunar total que irá resultar numa Superlua de sangue. Este acontecimento é conhecida desde a Idade Média como ‘Lua de Sangue de Lobo’. O nome fazia referência de uma forma mais próxima das ideias esotéricas à Lua cheia de janeiro. Acontecimento que coincidia com os uivos dos lobos nas noites de inverno no hemisfério Norte.
Este fenómeno astronómico dá-se durante um eclipse lunar total em que o Sol e a Lua se alinham. Assim, esta disposição dos astros permite que a atmosfera da Terra depure a luz azul e verde dos raios solares, mas deixa passar a luz vermelha.
Por consequência, a Lua ficará tingida com o reflexo do brilho avermelhado. Tonalidade que chegará ao nosso satélite procedente da atmosfera e criará a chamada Superlua de Sangue. Contudo, só será visível nas partes do planeta em que será possível ver o eclipse lunar.
Portugal já tem hora marcada
Logo após as 03h30 da madrugada desta segunda-feira, dia 21, a Lua vai começar a esconder-se na sombra que a Terra projeta no espaço. De tal forma que ficará completamente eclipsada pelas 04h40.
Assim, às 05h40 estará já terminada a fase de totalidade do eclipse e a Lua sairá progressivamente da sombra, ficando completamente destapada às 06h50.
Às 5h00, com a Lua já perto do horizonte, a Oeste, vão surgir dois planetas a Este. Veremos Vénus, e Júpiter, este último a mostrar as suas quatro luas principais (Io, Europa, Ganimedes e Calisto).