Pplware

COVID-19: Variante pode chegar a 60% dos testes positivos em 2 semanas

Portugal está a passar o pior momento da pandemia por COVID-19! A cada dia que passa os números são assustadores e estamos em cenário de tragédia.

De acordo com um estudo do Instituto Ricardo Jorge e da Unilabs Portugal, a nova variante da COVID-19 pode chegar a 60% dos testes positivos em apenas 2 semanas.


COVID-19: Variante aumentou 13,3% na última semana…

A nova variante do SARS-CoV-2, identificada no Reino Unido, poderá afetar 60% dos testes positivos em Portugal na primeira semana de fevereiro, segundo o estudo do Instituto Ricardo Jorge e da Unilabs Portugal, a que a TVI teve acesso.

De acordo com o documento, a prevalência desta variante no país aumentou de 5,8% (na semana que começou a 30 de novembro) até 13,3% (na semana que terminou a 17 de janeiro).

Se o ritmo do aumento da frequência desta variante for o previsto no estudo, na primeira semana de fevereiro, a variante do Reino Unido pode representar cerca de 60% de todos os testes positivos no país

O estudo confirma ainda que a variante do Reino Unido “aumenta a probabilidade de as pessoas que foram infetadas com a variante desenvolverem maiores cargas virais”.

No documento é ainda referido que a maioria das amostras detetadas da nova variante encontram-se na região Norte. Os autores deste estudo sublinham que “os testes que serviram de base ao relatório representam apenas uma fração dos testes realizados em todo o país”. Nas sete semanas em análise, entre 30 de novembro e 17 de janeiro, a Unilabs realizou 134 mil testes PCR.

O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado anteriormente em seres humanos. A fonte da infeção é ainda desconhecida e existe ainda muitas investigações sobre esta ameaça ao ser humano.

Exit mobile version