Pplware

COVID-19: Saiba sempre qual o R(t) de Portugal

Com o aparecimento desta nova ameaça, a COVID-19, apareceram também vários termos e variáveis. Uma das variáveis mais faladas é o indicador R, ou mais concretamente o R(t). Este é um indicador difícil de calcular, pois depende de várias variáveis e medidas definidas pelos Governos. 

Para ficar a saber qual o valor de R (t) de vários países, incluindo Portugal, tem de conhecer o site que lhe vamos apresentar hoje.


R(t) – O indicador que define o grau de transmissibilidade da COVID-19

O indicador que define o grau de transmissibilidade de infeção (RT) do novo coronavírus está acima de 1 em Portugal. É verdade que esta indicador não é igual para todo o País, mas o facto de estar acima de 1 em vários concelhos significa que a pandemia está a crescer em Portugal.  Esta taxa mede a capacidade de um doente em transmitir o vírus a terceiros.

Várias vezes questionamos qual o valor de R (t) em, Portugal e nem sempre temos essa informação. Nos briefings da DGS por vezes é indicado o R(t) para um dado período de tempo, mas podemos consultá-lo num site.

Site mostra o R(t) em vários países

Acedendo ao site nexp.pt é possível saber o R(t) para vários países. Para tal basta procurar pelo país para que o respetivo gráfico seja apresentado.

Por exemplo, o R(t) em Portugal, até 24/06/2020 é de 1,06.

Os gráficos são atualizados com frequência, permitindo-nos ter uma noção do que está a acontecer em Portugal e no Mundo no que diz respeito à COVID-19.

covid19RtWorld

Leia também…

Exit mobile version