Pplware

COVID-19: Saiba como está a situação no seu concelho

A pandemia por COVID-19 continua e agora há uma nova variável que torna tudo mais complexo. A nova variante Omicron do coronavírus tem um grande número de mutações genéticas, algumas das quais preocupantes, e dados sugerem um risco acrescido de reinfeção por comparação com outras variantes do vírus SARS-CoV-2.

Por Portugal ainda não há registo felizmente da nova variante. E o seu concelho, como está atualmente ao nível da COVID-19?


Os portugueses já se “habituaram” aos números elevados da COVID-19. É verdade que atualmente há menos mortos e internados face a períodos do passado, mas o número de novos casos continua bastante elevado. Nos últimos dias os números têm aumentado de forma exponencial e já há novas medidas de combate anunciadas por António Costa. Podem conhecer todas as novas medidas aqui.

Como está a Incidência Cumulativa da COVID-19 seu concelho?

A Incidência Cumulativa a 14 dias de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada, por concelho, a 31 de dezembro de 2019, pelo Instituto Nacional de Estatística, IP. Habitualmente é expressa em número de casos por 100 000 habitantes.

Exemplo: Nos 14 dias anteriores ao dia de análise, 50 casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 foram atribuídos a um determinado concelho, com uma população residente de 150 000 habitantes.

Há 4 níveis de risco:

A data utilizada corresponde à data de notificação do caso confirmado, constante na informação do inquérito epidemiológico, na primeira notificação clínica referindo um resultado positivo ou na primeira notificação laboratorial com resultado positivo.

Para a atribuição do concelho ao caso, é utilizada a morada de ocorrência identificada no inquérito epidemiológico ou na primeira notificação clínica com indicação de resultado positivo.

Nos casos em que a morada de ocorrência é omissa, é utilizada a morada de residência do caso, registada no Registo Nacional de Utentes do Serviço Nacional de Saúde.

Leia também…

Exit mobile version