O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) disponibiliza aos cidadãos mapas sobre a COVID-19 no território europeu. Este foi um pedido do Conselho da União Europeia, tendo em conta o agravamento da situação epidemiológica em vários países.
De acordo com o último mapa disponibilizado, há mais países a vermelho na Europa. Portugal também se mantém a vermelho, mas não é dos piores.
COVID-19: Portugal com 200 casos por cada 100 mil habitantes
De acordo com a mais recente atualização de estado da pandemia feita pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), Portugal continua no nível vermelho no que diz respeito à taxa de notificação de casos a 14 dias.
Segundo os valores partilhados, nos últimos 14 dias Portugal registou mais de 200 casos de COVID-19 por cada 100 mil habitantes.
O Centro Europeu de Controlo de Doenças indica que…
- A VERDE estão as regiões onde a taxa de notificação de novos casos nos 14 dias anteriores é inferior a 25 casos por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos fica abaixo dos 4%.
- A LARANJA é utilizada nas zonas em que, no espaço de duas semanas, há menos de 50 novos casos de infeção por 100 mil habitantes, mas a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4%, ou no caso de esta ficar abaixo do limiar dos 4%, a taxa de notificação se encontrar entre os 25 e 150 casos por 100 mil habitantes.
- A CINZENTO estão as zonas para as quais não há informação suficiente ou a taxa de testes é inferior a 300 casos por 100 mil habitantes.
- A VERMELHO as regiões em que a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 50 por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4%, bem como as regiões onde a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 150 infeções por 100 mil habitantes mesmo que a taxa de testes positivos seja inferior aos 4%.
Ainda relativamente à COVID-19, Portugal bateu na terça o recorde de testes realizados (117 mil), o número mais elevado desde o início da pandemia. Os números no nosso país têm vindo a aumentar, tendo sido hoje registados 2898 novos casos e 13 mortos.
A Agência Italiana do Medicamento aprovou esta quarta-feira a vacina Comirnaty (Pfizer) contra a COVID-19 para crianças dos 5 aos 11 anos. Esta aprovação segue a autorização dada em outubro pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) – ver aqui.