Apesar de já existir uma boa parte da população portuguesa vacinada, os números de novos casos “teimam” em baixar. É, no entanto, verdade que atualmente há menos mortos e internados face a igual período do passado e isso deve-se à vacina.
A partir de hoje passa a ser possível vacinar-se em qualquer Centro de Vacinação. E o nível de risco COVID-19 do seu concelho? Saiba como está.
A Incidência Cumulativa a 14 dias de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada, por concelho, a 31 de dezembro de 2019, pelo Instituto Nacional de Estatística, IP. Habitualmente é expressa em número de casos por 100 000 habitantes.
Exemplo: Nos 14 dias anteriores ao dia de análise, 50 casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 foram atribuídos a um determinado concelho, com uma população residente de 150 000 habitantes.
Qual a Incidência cumulativa da COVID-19 do seu concelho?
Há 4 níveis de risco:
- > 960: Risco Extremamente Elevado
- > 480 até 960: Risco Muito Elevado
- > 240 até 480: Risco Elevado
- < 240: Risco Moderado
A data utilizada corresponde à data de notificação do caso confirmado, constante na informação do inquérito epidemiológico, na primeira notificação clínica referindo um resultado positivo ou na primeira notificação laboratorial com resultado positivo.
Para a atribuição do concelho ao caso, é utilizada a morada de ocorrência identificada no inquérito epidemiológico ou na primeira notificação clínica com indicação de resultado positivo.
Nos casos em que a morada de ocorrência é omissa, é utilizada a morada de residência do caso, registada no Registo Nacional de Utentes do Serviço Nacional de Saúde.
Leia também…