Com o processo de vacinação para a COVID-19 a decorrer agora a um ritmo mais acelerado, surge um novo “fenómeno”. Há informações que muitas pessoas que tomaram a primeira dose não querem tomar a segunda dose.
Além disso, dados recentes revelam que mais de 6% dos não vacinados não quer receber a vacina.
COVID-19: Maior resistência à vacina é nos homens…
Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, alerta para o perfil dos resistentes. Segundo o que foi revelado, cerca de 86% das pessoas ainda não vacinadas contra a COVID-19 querem receber a vacina, mas 6,5% não pretende tomá-la..
Segundo o estudo…
É na população em idade ativa, nos homens e nas pessoas com mais escolaridade que se verifica maior resistência em relação à toma da vacina
O estudo, que acompanha as perceções e comportamentos dos portugueses desde o início da pandemia, refere que 86,7% das pessoas ainda não vacinadas quer tomar a vacina, valores que os investigadores da ENSP consideram “confortáveis”, mas deixando o alerta para a importância de estar atento aos “perfis resistentes”.
Ana Rita Goes, coordenadora científica do barómetro COVID-19, indica que, nas últimas quinzenas, a perceção de segurança e eficácia das vacinas tem-se mantido relativamente estável, com mais de 90% dos inquiridos a considerá-las seguras ou muito seguras e eficazes ou muito eficazes.
“A análise desta quinzena incidiu também sobre os comportamentos de proteção adotados pelas pessoas vacinadas, tendo-se verificado que 70% dos inquiridos continua a usar sempre a máscara quando está com pessoas que não vivem consigo e que cerca de 80% evita sempre ajuntamentos”, refere ainda a ENSP.