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COVID-19: Certificado expirado? É só proceder à renovação

O sistema de certificados COVID está em funcionamento desde o dia 1 de julho, mas os portugueses ainda têm algumas dúvidas e alguns problemas. Como já referimos várias vezes, há três tipos de certificado: vacinação, teste ou recuperação da COVID-19 e é possível ter o certificado em formato digital ou em papel.

Os primeiros vacinados estão a receber SMS a dar conta que o selo do certificado expirou. Saiba o que fazer.


A aplicação para telemóveis “SNS 24”,  permite a emissão e apresentação do Certificado Digital da UE em formato eletrónico. Esta app já está disponível na loja de aplicações móveis da Google e da Apple.

Através desta aplicação, cada cidadão pode obter, consultar e armazenar o seu certificado digital COVID da UE – saber mais aqui.

O Certificado Digital COVID da UE abrange três tipos de certificados:

Certificado COVID tem validade de 180 dias

Os primeiros vacinados começaram a receber mensagens no telemóvel a informar que o selo do certificado de vacinação expirou. Pode parecer preocupante, mas trata-se de um procedimento automático devido à duração do selo que é de 180 dias.

Para proceder à renovação do certificado, basta solicitar um novo através da aplicação do Serviço Nacional de Saúde 24 ou do portal SNS 24.

 

De acordo com as informações, o selo do certificado de vacinação tem um período de validade por questões de segurança. Para facilitar a utilização dos certificados, a data de validade já se encontra visível.

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