Depois de muitos pedidos e várias discussões em volta do tema relativo ao parecer técnico para vacinar crianças, a DGS publicou a posição técnica sobre a vacinação contra a COVID-19 em crianças dos 5 aos 11 anos.
Este documento foi produzido pela comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 (CTVC) e entregue à DGS a 5 de dezembro.
Avaliação de risco-benefício é favorável à vacinação universal de crianças
Da referida posição técnica, que resulta de estudos internacionais e da consulta de outras fontes científicas, conclui-se que a avaliação de risco-benefício é favorável à vacinação universal de crianças nesta faixa etária, sendo prioritária nas crianças com comorbilidades consideradas de risco para a COVID-19 grave.
No entanto, o grupo de especialistas considera que “Poderá ser prudente aguardar por mais evidência científica antes de ser tomada uma decisão final de vacinação universal deste grupo etário“..
Para as decisões, CTVC teve em consideração o aumento de casos na faixa etária dos 5 aos 11 anos, atualmente responsável por 40% dos casos diagnosticados nas pessoas com menos de 18 anos. Refere ainda o documento que a vacinação foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, destacando que “não são conhecidos potenciais riscos associados a reações adversas mais raras”, como é o caso de miocardites ou pericardites. O documento que dá este parecer “resulta de estudos internacionais” e da “avaliação de risco-benefício”.
A posição técnica dava ainda conta de que estava em avaliação o melhor intervalo entre doses para estas faixas etárias e que essa decisão técnica seria tomada na reunião regular da CTVC de dia 9 de dezembro
Uma vez na posse dessa decisão técnica, a DGS atualizará as Normas sobre vacinação contra a COVID-19, de acordo com o procedimento habitual.
A posição técnica de 5 de dezembro é agora divulgada, com vista à necessária tranquilidade social neste processo, refere a DGS. A posição técnica subsequente à reunião de 9 de dezembro, será divulgada após a sua conclusão.
Consulte a posição técnica da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 sobre a Vacinação contra a COVID-19 em crianças com 5 a 11 anos aqui.