Qual será o som que o Sol faz com toda a sua atividade? As explosões, as gigantes ejeções de massa coronal e a colossal energia libertada soam a quê?
Bill Chaplin, professor de Astrofísica na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, explica que os corpos celestes têm um barulho natural. Vamos conhecer o som que o Sol faz.
O Sol também de faz ouvir
Seguramente já pensou que a atividade dos planetas e estrelas, como o Sol, por exemplo, gera barulho. Há um ruído característico que tem, em muitos casos, ajudado os cientistas na perceção de informações sobre estes corpos celestes. O som dá mais informações relacionadas com a “idade” do astro ou o tamanho, por exemplo.
Isso acontece na camada externa dos astros, e esse som fica preso, o que faz com que ele ressoe – como um instrumento musical
Refere o astrofísico.
O professor refere que é algo surpreendente, isto porque quanto maior a estrela, menor será a intensidade desse barulho.
Se temos uma estrela maior do que o Sol, esta vai inspirar e expirar mais lentamente. Assim, a intensidade da sua ressonância natural – e as suas oscilações – é mais baixa.
Afirma Chaplin.
No vídeo a seguir o cientista mostra como é o som feito pelo astro:
O professor deixou como exemplo uma estrela que a missão Kepler, da Nasa, observou, que é duas vezes maior que o Sol. Então refere que ao ser medidas as frequências, foram obtidas informações sobre o tamanho da estrela, mas, principalmente, sobre a sua idade.
A missão Kepler, da agência espacial americana, é coordenada por Chaplin e dedica-se a investigar estrelas do tipo solar.