Pplware

Cápsula Orion está pronta para Marte

Lembram-se da última grande viagem ao espaço por parte de seres humanos ou da missão Apollo?

A NASA tem vindo a trabalhar num veículo que possa mais facilmente realizar missões tripuladas até ao espaço sideral. Desta forma, a NASAL em conjunto com a empresa Lockheed, desenvolveu uma cápsula, de nome Orion, que tem como objectivo realizar a viagem mais distante ao espaço que alguma vez tentada, desde a missão Apollo, atingindo assim uma altitude de 3600 milhas, o que significa 14 vezes mais longe que a Estação Espacial Internacional.

A NASA pretende criar uma cápsula que seja utilizada como o veículo principal da estação espacial para missões tripuladas e com destino ao espaço profundo. A cápsula Orion está finalmente construída e pronta para enfrentar um conjunto de rigorosos testes de forma a garantir a segurança dos tripulantes que serão transportados para o espaço.

Esta nova nave está actualmente equipada com vários sensores que podem informar a equipa responsável, presente em terra, caso a radiação do cinturão de Van Allen interfira com os controlos de bordo, tendo que, para passar este teste de fogo, os escudos térmicos da Orion sobreviver à passagem pela atmosfera, atingindo velocidades a rondar as 20 000 Mph.

Para além de tudo isto, a cápsula está ainda equipada com um pára-quedas que terá como principal função reverter estas velocidades vertiginosas num limite de tempo de 11 minutos, de modo a garantir a chegada segura por parte dos tripulantes a terra em caso de alguma fatalidade acontecer.

O sucesso deste projecto é muito importante para a NASA, o grande objectivo é fazer chegar tripulantes humanos à Lua, e até quem sabe a Marte e, por outro lado, dar uma nova energia à indústria espacial comercial que nos últimos tempos sofreu um revés enorme, depois de terem acontecido alguns percalços, como no caso do lançamento do SpaceShipTwo este ter desintegrado passados apenas 50 000 pés de ter descolado, causando a morte a um dos pilotos.

Mesmo que passe por todos os testes que estarão a ser realizados durante o dia de hoje, esta cápsula ainda vai necessitar de um tempo de maturação até estar pronta a descolar e a levar seres humanos consigo em viagens até ao espaço sideral. Mas não tenhas pressa, os testes estão apenas a começar, segundo a NASA, as viagens tripuladas e outras aventuras pelo espaço longínquo apenas deverão acontecer lá para meados de 2030.

Site: NASA

Exit mobile version