Pplware

Astrónomos descobriram dois novos planetas errantes na nossa galáxia

Astrónomos polacos acabaram de descobrir dois novos planetas na nossa galáxia. Pode ser uma notícia muito interessante só por si, mas estes planetas são diferentes da maioria.

Ao contrário de quase todos os planetas conhecidos, estes dois astros não orbitam uma estrela. Em vez disso, eles vagueiam sem rumo através do vazio frio e morto do espaço – e presumivelmente passam o tempo numa rota angustiante.


Planetas solitários que não dependem de estrelas

Com a moderna tecnologia, com um vasto conjunto de dados recolhidos ao longo de décadas de exploração espacial, é muito natural que todos os dias os astrónomos consigam descobrir novos planetas e outros objetos celestes.

Há planetas que flutuam livremente, mas esses são mais difíceis de detetar do que aqueles que orbitam estrelas. Muitas descobertas planetárias acontecem quando um astrónomo olha para o céu e diz “ei, o que é aquilo que está a passar pela frente daquela estrela?”. Contudo, neste caso, não foi nada disso que se passou!

 

Longe suficiente para ser difícil de catalogar

Para identificar estes dois novos astros errantes, os astrónomos da Universidade de Varsóvia usaram uma técnica chamada Microlente gravitacional.

Contudo, como a evidência destes dois planetas ainda é circunstancial, os cientistas não sabem ao certo qual o seu tamanho. Dependendo da distância a que se encontram, um deles poderia ter entre 2 a 20 vezes a massa de Júpiter, e o outro pode ter de 2,3 a 23 vezes mais massa que a Terra.

 

Serão habitáveis?

A esta altura e com base no pouco que se sabe, não é uma resposta fácil de responder, contudo, não é possível descartar a possibilidade de serem habitáveis.

Agora, sabemos que nós humanos, assim como uma espécie que partilhe alguns fatores de vida, tal como a conhecemos, sem a luz e o calor de uma estrela próxima, não consegue viver.

Os cientistas referem que poderá haver mais astros destes solitários do que estrelas na nossa galáxia, e que o futuro nos proporcionará um manancial de descobertas fascinantes. Com o incremento das tecnologias e dos instrumentos de pesquisa, em breve deveremos ouvir falar em muitas outras novidades deste calibre.

Via

Exit mobile version